Até que ponto cada um de nós tem a consciência de que Jesus nasceu para nos salvar? Para salvar a mim?
Há mais de dois mil anos, um anjo anuncia uma grande notícia para toda a humanidade: “nasceu para vós um Salvador” (Lc 2,11). Ela foi dada primeiro a um grupo de pastores, pessoas simples que deixaram seu rebanho e foram até Belém para adorá-lo.
Para os pastores essa notícia chegou de forma extraordinária, com a aparição de um anjo e depois uma corte celestial que cantava o Glória a Deus nas Alturas! Para cada um de nós, provavelmente essa grande notícia foi nos dada por uma pessoa querida, nossa mãe, nosso pai, nossos avós, talvez ainda misturando o nascimento de Jesus com a vinda o Papai Noel para ganharmos presentes.
Então desde cedo sabemos que Jesus nasceu e seu aniversário é uma grande festa. Porém, pode ser que até hoje ainda não nos conscientizamos que esse nascimento foi por minha causa, por sua causa, por causa do amor infinito do Pai para cada um de nós que quer, um dia, estar conosco na alegria eterna do Céu.
E para que o Céu fosse possível para nós, foi preciso que Deus mesmo se encarnasse no seio virginal de Maria Santíssima e nascesse numa pobre gruta em Belém. “Nasceu para vós um Salvador”. Com quanta alegria e gratidão devemos comemorar esse dia! Com quanto amor devemos tentar retribuir esse gesto de amor infinito.
Como posso aumentar essa consciência de que Jesus nasceu por minha causa?
Vivemos numa sociedade materialista, focada no aqui e agora, que não se importa com o transcendente. Então, precisamos nos esforçar para ter essa visão de Céu, de que necessitamos de salvação e de que o Salvador é uma pessoa que me ama e quer se comunicar comigo.
Assim, o primeiro passo é parar e contemplar. Reservar alguns minutos do dia para refletir essa realidade: “Nasceu para vós um Salvador” e Ele está no meio de nós! Olhar a natureza, olhar nos olhos daqueles que amamos e convivem conosco e enxergar o amor e a bondade de Deus através dessas pessoas e de todas as coisas criadas que foram colocadas a nosso serviço.
Podemos contemplar algum acontecimento do nosso dia, da última semana e nos perguntar: o que Deus quer me dizer com isso? O que eu digo a mim mesmo? Como posso responder a Deus? Essas três perguntas nos ajudam a enxergar o agir de Deus em nossa vida concreta, como a Divina Providência conduz os acontecimentos para a realização de Seu plano de amor para a vida de cada um de nós.
Depois, devemos agradecer. Alegrar-nos por estarmos vivos, por termos a capacidade de amar e de ser amados. Agradecer também as dificuldades que servem para nos amadurecer e nos aproximar de Deus, que quer cuidar de cada pequeno detalhe da nossa vida.
E por fim, retribuir. Recebemos tanto todos os dias, podemos tentar retribuir pelo menos um pouco, causando alegria a alguém, ajudando os mais necessitados, fazendo alguma renúncia, oferecendo esse sacrifício para o bem de quem mais amamos.
Desta forma, buscando trazer para a realidade do nosso dia a dia a maravilhosa notícia de que “nasceu para vós um Salvador” e realmente fomos salvos, que somos muito amados e de que apenas precisamos aceitar essa salvação e viver de acordo com essa realidade, aos poucos seremos pessoas melhores e mais felizes.
Photo by Myriam Zilles on Unsplash
Nenhum comentário:
Postar um comentário