segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A LUZ NOS FOI DADA E NASCEU PARA NÓS!

 


Há poucos dias celebramos o Natal, o nascimento de Jesus, o Verbo, a Palavra que se fez carne e habitou entre nós e veio a este mundo para nos salvar e nos dar a possibilidade de uma perfeita comunhão com a Santíssima Trindade no Céu. S. João identifica Jesus também como a luz: “A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo” (Jo 1,9) “Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la” (Jo 1,5).

Depois de criar o céu e a terra, que estava sem forma e vazia, Deus disse: “Faça-se a luz! E a luz começou a existir” (Gn 1,3). A luz envolve tudo o que conhecemos e só podemos enxergar e perceber as coisas por causa da luz. Onde não há luz, existe o domínio das trevas e sem luz ficamos desorientados, perdidos.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida” (Jo 8,12). Da mesma forma que precisamos da luz para enxergar a realidade do nosso mundo material, precisamos mais ainda de Jesus, como nossa luz, para enxergar a realidade do mundo sobrenatural e da vida que jamais acabará. Sem Jesus, somos como cegos que andam nas trevas e tem muita dificuldade para entender onde estão e para onde devem ir.

Viver por Cristo, com Cristo e em Cristo é a única maneira de ter uma vida plena, com segurança de saber para onde vai e porque está nesse caminho. Jesus é o nosso guia seguro em meio às trevas do medo, das incertezas desse mundo que foi ferido pelo pecado. Precisamos permitir que Jesus envolva todos os aspectos de nossa vida com sua luz divina. Encontrar com Jesus não deve ser apenas um compromisso semanal na santa missa ou por alguns minutos durante aquela oração feita às pressas, meio automática.

Jesus precisa ser o centro de nossa vida. Toda a nossa realidade deve ser percebida através da luz de Cristo. Precisamos implorar a ajuda do Espírito Santo para que possamos conhecer as coisas através da luz natural da razão, usando nossa inteligência, e através da luz sobrenatural da graça, que deve estimular nossa vontade para que consigamos agir conforme a verdade que enxergamos por essa luz.

Além de lutar para conseguirmos viver nessa luz, pois é a única forma de sermos realmente felizes nessa vida e conquistar um lugar no Céu depois que morrermos, temos a importante missão de ser uma pequena luz para os outros. No dia do nosso Batismo, nossos padrinhos receberam uma vela acesa simbolizando a Luz de Cristo, que todo batizado deve carregar enquanto caminha nesse mundo. Assim, precisamos levar essa luz para todos aqueles que se encontram conosco no caminho da vida.

Ser luz para o mundo, para aqueles que amamos, mas também para quem nos prejudica ou nos quer fazer mal, ou aqueles que não nos são simpáticos, significa cumprir bem o nosso dever, fazer o ordinário extraordinariamente bem, viver de uma maneira serena, com a confiança de que temos um Pai amoroso, rico em misericórdia, que cuida de cada aspecto de nossa vida, nos mínimos detalhes.

Para conseguirmos isso, precisamos buscar uma vida de oração e contato permanente com Jesus, contando com a ajuda sempre acessível de nosso anjo da guarda e com os cuidados maternais de Maria Santíssima. A Santa Igreja coloca a nossa disposição os sacramentos, em especial o da confissão e da eucaristia, para fortalecer nossa fé e iluminar nosso apostolado. Na confissão, é o próprio Jesus que está lá, “disfarçado” de sacerdote, para perdoar nossos pecados e nos dar as graças necessárias para perseveramos no caminho da santidade. E na santa eucaristia, Jesus se dá a nós como alimento, com seu corpo, sangue, alma e divindade, tornando uma só carne conosco. Se nos entregarmos a ele nesse momento privilegiado de encontro, certamente ele habitará em nosso coração e será realmente uma luz para a nossa vida.

Crédito da foto: Photo by Wout Vanacker on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário