quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ENSINANDO O SEU FILHO A ATINGIR OBJETIVOS


Nos dias de hoje é comum encontrar jovens que nunca terminam o que começaram a fazer. Pode ser uma faculdade, um curso ou até mesmo um emprego. No início estão super empolgados, mas depois de algum tempo, com as dificuldades do percurso, acabam desistindo e ficando frustrados. Como podemos ensinar os nossos filhos a atingirem seus objetivos, a terminarem o que começaram, em outras palavras, a serem perseverantes?

A perseverança pode ser ensinada a partir dos 7 ou 8 anos de idade, mas é uma habilidade que pode ser aprendida em qualquer fase da vida (claro que quanto antes, mas fácil será aprender). Iremos tratar aqui de dar orientações de como ensinar essa habilidade para crianças nessa faixa etária, inspirada pelo livro Parenting with Grace, de Gregory Popcak.

As duas áreas principais nas quais se pode trabalhar esse tema são a escola e a vida familiar. Em ambos os casos, as crianças, apesar de empolgadas no início, podem exibir relutância ou frustração quando assumem um nova responsabilidade ou aprendem uma nova lição, especialmente se eles não estão certos de que são capazes para esta tarefa. Sua resposta a esta relutância e frustração determinará a habilidade de seu filho de perseverar em tarefas durante sua vida. Se você ficar bravo ou frustrado com seu filho, eventualmente ele perderá a vontade e se sentirá incompetente. Se, ao invés, você não pressionar seu filho suficientemente, ele nunca aprenderá a pressionar a si mesmo para completar tarefas. Em ambos os casos, você corre um risco da criança chegar à adolescência sem nenhuma das habilidades que precisa para descobrir qual tipo de pessoa ele quer ser - muito menos o que quer fazer - quando ele crescer. Então, o quanto pressionar seu filho? E quanto é muito?

Encoraje com a Temperatura Emocional em Mente
Para responder a essas questões você precisa utilizar a escala da “temperatura emocional”. Em uma escala de 1 a 10, com "1" representando uma pessoa com altas doses de tranquilizantes, "4" representando uma pessoa que está indo bem em um dia normal, e "10" representando uma pessoa que está pronta para metralhar o primeiro que aparecer em sua frente, habilidade de resolver problemas começa a diminuir ao redor de 6,5.

Mantendo isso na cabeça, você pode pressionar seu filho para fazer o quanto ele é capaz sem levar seu filho - ou você mesmo - acima de 6,5. Passado deste ponto, você acabará gritando com seu filho e seu filho simplesmente se desligará emocionalmente da situação.

Lidando com a Resistência à Perseverança
Se seu filho está lutando para cumprir uma tarefa (uma lição de casa ou a limpeza do quarto, por exemplo) e você quer encorajá-lo sem pressionar muito, tente o seguinte:

Primeiro: deixe claro que não há dúvida que ele deverá cumprir a tarefa. Pode levar mais tempo que originalmente planejado; ele pode precisar fazer algum intervalo e depois voltar, mas ele terá que terminar o trabalho. Por que? Porque você acredita na capacidade de seu filho de fazê-lo e você não deixará por menos. No processo, esteja disposto a dar tudo o que você pode dar de si mesmo, seu tempo, seu próprio esforço para ver que seu filho é bem sucedido naquela tarefa. Apenas tenha cuidado para não fazer por ele e também evite sermões.

Em segundo lugar, fique atento a temperatura emocional sua e de seu filho. Se seu filho começar a passar de 6,5 (por exemplo, ele não consegue mais pensar claramente, está cometendo erros estúpidos, ou está se irritando com cada pequeno aspecto do trabalho) ou se você está chegado ao ponto de começar a procurar por um chicote e uma cadeira, sugira um intervalo. Por um intervalo quero dizer, preferencialmente, um curto recesso de mais ou menos quinze minutos no qual seu filho possa "soltar o vapor" e vocês dois possam clarear suas mentes. Apesar de recomendarmos ensinar seu filho a ter intervalos apropriados, não recomendamos deixar seu filho correr para brincar por doze horas no meio de uma tarefa ou lição. Uma vez que o trabalho é iniciado, você deve ensinar seu filho a permanecer nele até ele ser terminado; mas você também deve ensinar como se relacionar com o trabalho de uma maneira saudável.

Ser um bom trabalhador é como ser um bom pescador na medida em que precisa saber quando puxar a linha ou quando deixa-la solta; mas você não para enquanto o peixe não está no balde. Da mesma forma, precisamos ensinar nossos filhos a aproximarem das tarefas com tenacidade sã, integrar o trabalho duro com intervalos que restauram a mente até o trabalho ser concluído. Seguindo estes passos consistentemente e fielmente, você aumenta as chances de seu filho aprender a persistência que o mundo (e também a vida cristã) requer para o sucesso.


photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/8495857@N04/6455357135">When I'm cleaning windows...</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/">(license)</a>

2 comentários:

  1. Que bom ler esse seu artigo,estou sendo uma mãe correta e fico feliz,estou ensinando os meus filhos a fazer as coisas correta,ela com 2anos e 6meses e ele com 9 anos esta aprendendo direitinho,a fazer suas tarefas no quarto,banheiro e atividades da escola,obg pelo reforço e continue a publicar mais ensinamento,amei....

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    1. Fico muito feliz em saber! Continue acompanhando o blog! Muito obrigada!

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