Nos dias de hoje é
comum encontrar jovens que nunca terminam o que começaram a fazer. Pode ser uma
faculdade, um curso ou até mesmo um emprego. No início estão super empolgados,
mas depois de algum tempo, com as dificuldades do percurso, acabam desistindo e
ficando frustrados. Como podemos ensinar os nossos filhos a atingirem seus
objetivos, a terminarem o que começaram, em outras palavras, a serem
perseverantes?
A perseverança pode ser
ensinada a partir dos 7 ou 8 anos de idade, mas é uma habilidade que pode ser
aprendida em qualquer fase da vida (claro que quanto antes, mas fácil será
aprender). Iremos tratar aqui de dar orientações de como ensinar essa
habilidade para crianças nessa faixa etária, inspirada pelo livro Parenting with Grace, de Gregory Popcak.
As duas áreas
principais nas quais se pode trabalhar esse tema são a escola e a vida
familiar. Em ambos os casos, as crianças, apesar de empolgadas no início, podem
exibir relutância ou frustração quando assumem um nova responsabilidade ou
aprendem uma nova lição, especialmente se eles não estão certos de que são
capazes para esta tarefa. Sua resposta a esta relutância e frustração
determinará a habilidade de seu filho de perseverar em tarefas durante sua
vida. Se você ficar bravo ou frustrado com seu filho, eventualmente ele perderá
a vontade e se sentirá incompetente. Se, ao invés, você não pressionar seu
filho suficientemente, ele nunca aprenderá a pressionar a si mesmo para
completar tarefas. Em ambos os casos, você corre um risco da criança chegar à adolescência
sem nenhuma das habilidades que precisa para descobrir qual tipo de pessoa ele
quer ser - muito menos o que quer fazer - quando ele crescer. Então, o quanto pressionar
seu filho? E quanto é muito?
Encoraje
com a Temperatura Emocional em Mente
Para responder a essas
questões você precisa utilizar a escala da “temperatura emocional”. Em uma
escala de 1 a 10, com "1" representando uma pessoa com altas doses de
tranquilizantes, "4" representando uma pessoa que está indo bem em um
dia normal, e "10" representando uma pessoa que está pronta para
metralhar o primeiro que aparecer em sua frente, habilidade de resolver
problemas começa a diminuir ao redor de 6,5.
Mantendo isso na
cabeça, você pode pressionar seu filho para fazer o quanto ele é capaz sem
levar seu filho - ou você mesmo - acima de 6,5. Passado deste ponto, você
acabará gritando com seu filho e seu filho simplesmente se desligará
emocionalmente da situação.
Lidando
com a Resistência à Perseverança
Se seu filho está
lutando para cumprir uma tarefa (uma lição de casa ou a limpeza do quarto, por
exemplo) e você quer encorajá-lo sem pressionar muito, tente o seguinte:
Primeiro: deixe claro
que não há dúvida que ele deverá cumprir a tarefa. Pode levar mais tempo que
originalmente planejado; ele pode precisar fazer algum intervalo e depois
voltar, mas ele terá que terminar o trabalho. Por que? Porque você acredita na
capacidade de seu filho de fazê-lo e você não deixará por menos. No processo,
esteja disposto a dar tudo o que você pode dar de si mesmo, seu tempo, seu
próprio esforço para ver que seu filho é bem sucedido naquela tarefa. Apenas
tenha cuidado para não fazer por ele e também evite sermões.
Em segundo lugar, fique
atento a temperatura emocional sua e de seu filho. Se seu filho começar a
passar de 6,5 (por exemplo, ele não consegue mais pensar claramente, está
cometendo erros estúpidos, ou está se irritando com cada pequeno aspecto do
trabalho) ou se você está chegado ao ponto de começar a procurar por um chicote
e uma cadeira, sugira um intervalo. Por um intervalo quero dizer,
preferencialmente, um curto recesso de mais ou menos quinze minutos no qual seu
filho possa "soltar o vapor" e vocês dois possam clarear suas mentes.
Apesar de recomendarmos ensinar seu filho a ter intervalos apropriados, não
recomendamos deixar seu filho correr para brincar por doze horas no meio de uma
tarefa ou lição. Uma vez que o trabalho é iniciado, você deve ensinar seu filho
a permanecer nele até ele ser terminado; mas você também deve ensinar como se
relacionar com o trabalho de uma maneira saudável.
Ser um bom trabalhador
é como ser um bom pescador na medida em que precisa saber quando puxar a linha
ou quando deixa-la solta; mas você não para enquanto o peixe não está no balde.
Da mesma forma, precisamos ensinar nossos filhos a aproximarem das tarefas com
tenacidade sã, integrar o trabalho duro com intervalos que restauram a mente
até o trabalho ser concluído. Seguindo estes passos consistentemente e
fielmente, você aumenta as chances de seu filho aprender a persistência que o
mundo (e também a vida cristã) requer para o sucesso.
Que bom ler esse seu artigo,estou sendo uma mãe correta e fico feliz,estou ensinando os meus filhos a fazer as coisas correta,ela com 2anos e 6meses e ele com 9 anos esta aprendendo direitinho,a fazer suas tarefas no quarto,banheiro e atividades da escola,obg pelo reforço e continue a publicar mais ensinamento,amei....
ResponderExcluirFico muito feliz em saber! Continue acompanhando o blog! Muito obrigada!
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