sexta-feira, 24 de março de 2023

ENFRENTAR O SOFRIMENTO EM PÉ


Sofrer faz parte da nossa vida. Desde o nascimento, que é uma grande aflição tanto para o bebê quanto para a mãe, até a hora de nossa morte, que será nosso último momento de dor, sofremos. Alguns sofrem mais, outros sofrem menos, mas é impossível viver sem esses constantes companheiros: dor e sofrimento.

A origem desse mal foi o pecado original. O plano de Deus para o ser humano era uma existência sem dor e sem morte, mas, pela desobediência e orgulho de nossos primeiros pais, o sofrimento passou a fazer parte da nossa vida. Assim, a questão levantada é: é possível sofrer bem? É possível fazer com que o sofrimento se transforme em benefício para nós?

A experiência me diz que é possível, pois há pessoas que enfrentam os maiores sofrimentos e não perdem a paz nem a alegria. Outras, porém, face a alguma dor, podem sucumbir e se desesperar. A minha impressão é que nos tempos passados, quando não havia tanta tecnologia à disposição e a vida diária era muito mais difícil do que a que vivemos hoje, as pessoas eram mais resilientes, suportavam melhor as dores e as amarguras. E hoje, a chamada “geração Nutella” não suporta o menor contragosto.

Certamente a vida ter se tornado mais fácil é um fator que contribui para que as pessoas fiquem mais fracas frente às adversidades. Mas não é só isso: a grande maioria das pessoas não enxerga um sentido para o sofrimento, então, não importa se ele é grande ou pequeno, a pessoa se abate e muitas vezes não deseja mais continuar vivendo.

Dessa forma, para podermos enfrentar o sofrimento em pé, com fortaleza e coragem, o primeiro passo é entender que todo sofrimento, seja ele consequência de nossas atitudes ou permitidos diretamente por Deus pelas circunstâncias da vida, são destinados a nos tornarem pessoas melhores e mais fortes. É uma das formas que Deus tem de chamar a nossa atenção para Ele, para voltarmos nosso olhar e nossos corações para o Pai, suplicando sua ajuda e cuidado.

Outra função do sofrimento é nos ensinar a amar mais e melhor. A única maneira que posso provar meu amor por alguém ou que me sinto verdadeiramente amada, é quando sofro pelo outro ou vejo o outro sofrer por mim. O sofrimento é uma forma de me desprender do meu egoísmo, do meu orgulho, dos meus gostos, para mostrar como aquela pessoa que amo é importante para mim.

Então, se acolho as dores e angústias de minha vida como um chamado do Pai a me entregar inteiramente em suas mãos amorosas, tudo fica mais leve, fica mais fácil. Ver que aquele momento que estou passando faz parte do plano de amor do Pai para a minha vida, que tem um único objetivo: estar um dia com Ele na glória do Céu. Para ir para o Céu, é preciso aprender a amar de verdade e o amor verdadeiro requer o aniquilamento de si mesmo para se entregar inteiramente a quem amo. E Deus, sendo Amor, sabe retribuir com alegrias indescritíveis àqueles que se entregam totalmente a Ele.

Claro que amar assim não é fácil e se dependesse apenas da minha vontade, de fazer sacrifícios voluntários, nunca aprenderia a amar, pois meu egoísmo é muito grande. A bondade infinita do Pai, então, permite os sofrimentos para que aprenda mais rapidamente e mais eficazmente, esse processo do amor, que se esvazia para receber do outro o melhor. E o próprio Deus nos deu o exemplo de como amar de verdade: se encarnou e deu sua vida por mim, por você, por cada um de nós, para provar seu amor e para nos possibilitar estarmos um dia na alegria eterna do Céu. Uma só gota de sangue de Jesus seria suficiente para salvar a humanidade toda, mas para o amor infinito dele por nós, não era suficiente. Quis dar todo o seu sangue e passar pelas maiores dores e humilhações para nos mostrar o quanto nos ama e nos quer junto dele.

Uma cena da Paixão de Cristo sempre me intrigou: por que somente S. João ficou em pé sob a Cruz? Como ele, que era o mais jovem dos apóstolos, teve essa força extraordinária de acompanhar os últimos momentos de vida de seu Mestre amado? A resposta mais obvia para mim foi porque ele estava junto com a Virgem Maria. Foi Maria Santíssima que o ajudou a suportar tanta dor e sofrimento, que ela mesma estava sentindo de maneira superabundante. Perto de Maria, foi possível ficar em pé em meio a tão grande sofrimento.

Então, precisamos aprender com S. João: nos momentos de angústia, de dor, de sofrimento, peçamos colo à Mãe de Deus. Peçamos a ela que nos acompanhe nos momentos de tribulação, que nos dê as forças necessárias para aprender tudo o que o Pai quer nos ensinar com os sofrimentos que permite para nossas vidas. Maria, como boa mãe, fará de tudo para que nosso sofrimento seja aliviado e que não sejamos abatidos pela dor. A Mãe cuida de tudo perfeitamente bem.

Foto de Catherine na Unsplash 

6 comentários:

  1. Como enfrentar em pé?..
    Só com Deus, só com a mãe Divina mesmo. Sozinhos..nada somos!
    Evely.

    ResponderExcluir
  2. Amem! É isso mesmo Evely. Agradeço seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Peçamos a Mãe Santíssima, a intercessão nos nossos sofrimentos e sejamos como São João, firmes, crentes na fé ao lado da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Shoenstatt. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!Belíssima reflexão! DEUS ABENÇÕE!

    ResponderExcluir