Para Crianças

Esta página tem o objetivo de fornecer subsídios para os pais nutrirem espiritualmente seus filhos. Vamos começar com textos sobre as virtudes de Maria. Eles podem ser lidos com as crianças e depois no final, tem algumas perguntas para elas responderem. Sugiro também que, para aquelas que gostarem, façam um desenho do que foi contado. No final, podem encerrar com a pequena oração sugerida. 
AS VIRTUDES DE MARIA PARA CRIANÇAS
Mateus Suzan, 6 anos
O que são virtudes? As virtudes são as qualidades, as coisas boas, que cada um de nós pode praticar para ser uma pessoa melhor e mais feliz. Maria, a mãe de Jesus, tinha muitas virtudes e nós podemos aprender com ela como desenvolver estas virtudes em nós mesmos. Vamos conhecer estas virtudes?

                                                                    PACIÊNCIA

Nicole Ghelardi, 9 anos
Maria era uma pessoa que tinha muita confiança em Deus, sabia que ele sempre quis o melhor para ela, então por isso ela era também uma pessoa com muita paciência. O que significa ter paciência? Significa saber esperar e deixar Deus agir e não ficar angustiado ou nervoso quando as coisas que queremos demoram para acontecer ou não acontecem do jeito que nós queremos.

Vamos dar uma olhadinha em algumas coisas que aconteceram na vida de Maria, onde ela demonstrou ter muita paciência:

Quando ela ficou grávida de Jesus, ela era noiva de José, então ela precisava contar para ele que estava grávida, mas que o filho não era de nenhum homem, mas sim era filho de Deus. Imagine como ela pode ter ficado nervosa antes de ter essa conversa, pois quem poderia garantir que José iria acreditar nela? Será que ele desistiria do casamento? E se ele desistisse, como ela iria cuidar do bebe sozinha?

José era um homem muito bom e justo, da família do rei Davi. Ele amava muito a Maria, mas não conseguiu acreditar no que ela havia lhe contado. Então, para as outras pessoas não pensarem mal de Maria, resolveu que iria fugir e abandoná-la, assim para todos ele é quem seria o responsável pelo cancelamento do casamento.

Imagine como Maria deve ter se sentido. Certamente muito triste, mas ela confiava em Deus e sabia que ele iria resolver a situação da melhor forma possível. Então, ela esperou, com muita paciência, que tudo se resolvesse bem.

Mas sua espera não foi ficar sentada sem fazer nada. O anjo Gabriel havia lhe contado que sua prima Isabel estava grávida, então ela foi apressadamente para a casa de Isabel, que morava numa cidade bem longe, chamada Judá, para ajudá-la até o bebê nascer.

Pietra Almeida, 9 anos
Certamente, enquanto estava em Judá, rezava muito para que Deus acalmasse o coração de José e que ele a aceitasse como esposa. Mas sempre com muita paciência, sem desespero, sem nervosismo, sabendo que Deus é quem está no comando de tudo.

E quando ela voltou para Nazaré, qual não foi sua surpresa ao encontrar José, todo feliz e confirmando que iriam realmente se casar e que ele iria cuidar muito bem dela e do bebê. Quanta alegria! Mas por que José mudou de ideia?

Um anjo havia aparecido para José em sonho e lhe disse: “Não fique preocupado, José. O bebê que Maria está esperando nascerá pelo poder do Espírito de Deus. Dê a ele o nome de Jesus, que significa ‘aquele que salva’, pois ele é o Rei prometido. Case-se com Maria e crie o filho dela como se fosse seu próprio filho, seu herdeiro.”

Então, José também disse sim aos planos de Deus para sua vida e assim a paciência de Maria foi recompensada, formando a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José.

E nós, como nos comportamos quando temos algum problema? Ficamos reclamando, querendo que tudo se resolva naquele momento? Maria nos ensina a esperar, com muita paciência. Fazer a nossa parte, o melhor que podemos, rezar bastante, mas deixar tudo nas mãos de Deus, para que ele possa resolver.

PARA PENSAR:
1. O que podemos fazer para ter mais paciência?
2. Como podemos ajudar os outros a ter mais paciência?
3. Pense numa forma de praticar a paciência. Pode ser, por exemplo, contar até 10 antes de responder a uma ofensa; ou esperar algumas horas antes de comer um doce que está com vontade; ou ainda adiar por algum tempo no momento de abrir um presente.

ORAÇÃO:
Querida Mãezinha, me ajude a cada dia ser mais paciente, calmo, tranqüilo e me entregar totalmente nas mãos de Deus Pai. Amém.

DISPONIBILIDADE (O SIM DE MARIA)
Vocês sabem como Maria, a mãe de Jesus, ficou grávida? Ela estava em sua casa, em Nazaré, então apareceu o anjo Gabriel e a cumprimentou dizendo: "Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo". O que quer dizer mais ou menos isso: "Oi Maria, você está cheia das bênçãos de Deus, por isso Deus está junto de você". É por isso que a gente reza “Ave Maria, cheia de graça...” Foi como o anjo saudou a Maria.

E o anjo continuou a conversa: “Não tenha medo porque eu trago uma boa notícia. Você terá um filho e ele será muito especial, pois será o tão aguardado Salvador, o Rei descendente de Davi, e seu reino durará para sempre.” Então Maria perguntou: “Como isso pode acontecer comigo?”. O anjo disse: “O poder de Deus te envolverá e o Espírito Santo virá sobre você, por isso que ele será filho de Deus. Para Deus nada é impossível. Sua prima Isabel achava que nunca poderia ser mãe, mas agora ela já está grávida de seis meses.”

Maria, mesmo sem entender completamente o que e como iria acontecer, mas reconhecendo que as palavras do anjo eram a vontade de Deus, ela rapidamente respondeu: “Sim, eu aceito ser a mãe do Salvador, pois sou a serva do Senhor. Faça-se em mim aquilo que você está dizendo.”

Neste dia que Maria deu seu "sim" para se tornar a Mãe de Deus, um grito de alegria se elevou no céu e por toda a terra. Somente naquele momento, com o "sim" de Maria, o mistério de Deus ter se tornado homem pode se realizar. Uma jovem concordou com o pedido do anjo Gabriel e o plano de Deus para nossa salvação estava seguro.

Quando Maria disse seu sim para a vontade de Deus, Jesus se formou em sua barriga. Ao permitir que ela se tornasse o instrumento para que Jesus pudesse nascer ela também permitiu ser instrumento de Deus para a salvação de todos nós. Ao se tornar a Mãe de Deus ela também se tornou a Mãe da Igreja, ou seja, a mãe de todos nós cristãos.

Quando nos tornamos filhos de Maria? Pelo nosso Batismo, quando nos tornamos filhos de Deus, irmãos de Jesus, e assim também filhos de Maria.

Por ser nossa mãe, ela tem a habilidade de saber tudo sobre nós, incluindo nossas necessidades pessoais e preocupações. Ela conhece todos os nossos desejos e necessidades e tem grande poder para interceder e cuidar de nós com seu amor terno e maternal. Porque ela subiu ao céu de corpo e alma ela é capaz de cuidar de seus filhos em todos os aspectos de nossas vidas, sejam necessidades do corpo ou do espírito.

No sim de Maria podemos ver como seu amor a Deus era profundo e sua disposição para seguir sua vontade independentemente de qualquer custo. Ela não sabia como tudo iria acontecer e nem como seria dali para frente, mas sabia que não iria ser fácil, que haveria dificuldades e sofrimentos. Mesmo assim sua opção foi seguir a vontade de Deus, pois sabia que seria para o seu próprio bem e de toda a humanidade.

Como nós podemos também dar nosso sim para a vontade de Deus para a nossa vida? Primeiro, precisamos saber qual é essa vontade e depois responder com o nosso sim. Para nós, muito provavelmente não será um anjo que irá aparecer e dizer qual é a vontade de Deus, mas precisamos ver os pequenos sinais que Deus nos envia para dizer o que espera de nós.

Para conseguirmos ver estes sinais, precisamos estar ligados em Deus, usar a mesma "frequência" para que ele possa se comunicar conosco. E isso conseguimos através da ORAÇÃO. Precisamos rezar sempre, pedindo para que Deus nos mostre a sua vontade para que possamos dar nosso sim como Maria.

Deus sempre quer o nosso bem, quer que sejamos felizes e quer muito que façamos todo o possível para sermos pessoas melhores. Assim, outra forma de saber qual é a vontade de Deus é olhar para a nossa própria vida, para aquilo que ele já providenciou para nós. Por exemplo, se eu tenho irmãos, a vontade de Deus é que eu seja um bom irmão. Se estou na escola, ele quer que eu me esforce para ser um bom aluno e um bom amigo. Como filho, ele quer que eu seja um bom filho, obediente e preocupado em ajudar para que minha casa seja um lar feliz.

Quando as coisas ficarem difíceis, quando acharmos que não conseguimos dizer nosso sim aos desejos de Deus, podemos sempre pedir a ajuda de Maria, ela como nossa mãe estará sempre ao nosso lado, nos ajudando a cumprir a vontade do Pai.

PARA PENSAR:
1. Como está minha vida de oração? Eu rezo todos os dias?

2. O que posso fazer para entender o que Deus quer que eu faça?

3. Escolher uma coisa bem prática que eu possa fazer para treinar dizer sim ao que Deus me pede. Por exemplo, arrumar minha cama todos os dias, dizendo sim a Deus para ser um bom filho. Ou ajudar meu irmão na lição de casa, dizendo sim a Deus para ser um bom irmão. Conversar com um colega na escola que ninguém gosta de conversar, dizendo sim a Deus para ser um bom amigo. Fazer a lição de casa sem reclamar e com atenção, dizendo sim a Deus para ser um bom aluno.

ORAÇÃO:

Querida Mãe de Deus, minha Mãezinha, me ajude a sempre buscar fazer a vontade de Deus meu Pai, como você mesma fez em sua vida. Amém. 


Mateus Suzan, 6 anos
Jesus foi crucificado para poder nos salvar e abrir o Céu para nós. Depois que os soldados o penduraram na cruz, ele olhou para baixo e viu sua Mãe e seu amigo João, a quem ele muito amava. Nesse momento, ele disse a João: “Cuide de minha Mãe, de agora em diante, ela será a sua mãe.” E disse para Maria: “Agora ele será seu filho”. Durante três horas Jesus sofreu muito, carregando o peso dos pecados de todo mundo. Então, ele proclamou: “Tudo está acabado!”, entregou sua vida e morreu. Depois disso, João levou Maria para sua casa e cuidou dela.

Maria sofreu muito durante todo o julgamento, flagelação (quando bateram muito em Jesus e o machucaram saindo muito sangue) e a sua morte na cruz. Ela sabia que não podia fazer nada para proteger seu filho, porque era assim que ele poderia salvar toda a humanidade. Sua fé nos planos amorosos de Deus era tão forte que ela conseguiu passar por todo este sofrimento sem desespero, sem fraquejar.

Ter fé significa acreditar sem ver. Ela estava vendo seu filho ser maltratado e morto, mas sua fé dizia que tudo aquilo era passageiro e que de algum modo Jesus iria triunfar. E foi isso que aconteceu três dias depois da morte de Jesus. Num domingo, ele ressuscitou! Venceu a morte! E então Maria foi recompensada por que acreditou.

A fé de Maria também trouxe uma grande alegria para cada um de nós: naquele momento de dor, aos pés da cruz, Jesus nos deu ela como nossa mãe!! Agora nós podemos chamá-la de Mãe, porque somos realmente seus filhos.

Precisamos sempre procurar aumentar a nossa fé nos cuidados de Deus Pai para a nossa vida. Principalmente nos momentos difíceis, nos momentos de dor, precisamos ter fé que tudo o que está acontecendo será para o nosso bem, para a nossa felicidade. Nestes momentos também podemos pedir para que Maria nos ajude a passar por tudo sem perder a fé.

PARA PENSAR:
1. Já duvidei da bondade de Deus nos momentos difíceis da minha vida?
2. O que posso fazer para aumentar a minha fé?

ORAÇÃO:
Querida Mãezinha, eu te peço que me ajude a ter uma fé tão grande como a sua, para conseguir superar todos os momentos difíceis da minha vida.



Um comentário:

  1. Adoro ler seus textos Flávia!!! E adorei essa página dedicada às crianças!!! Não vejo a hora de ler para meus filhos!!! Que o Divino Espírito Santo continuei te iluminando para que você possa continuar nos enriquecendo com seus textos!!!

    ResponderExcluir