sábado, 30 de janeiro de 2016

APRENDENDO COM ADÃO E EVA - PARTE 1

O post de hoje foi inspirado pelo livro The Top Ten Most Outrageous Couples of the Bible, de David Clarke.

Normalmente, quando pensamos em Adão e Eva, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o pecado original e tudo o que de mal decorreu dessa escolha dos nossos primeiros pais. Mas será que podemos aprender alguma coisa do relacionamento conjugal deles? Vamos ver.

Antes do pecado, Adão e Eva expressam espontaneamente seus pensamentos, emoções, necessidades e reações. Eles não escondem nada e não tem segredos. Não existem obstáculos ou problemas para superarem na comunicação.

Homem e mulher estavam totalmente sincronizados um com o outro. Estavam completamente satisfeitos em todos os aspectos de seu relacionamento. Cada vez que eles conversavam, eles alcançavam uma profunda conexão e intimidade emocional. Cada vez que faziam amor, eles desfrutavam de uma paixão física magnífica. Cada vez que conversavam com Deus como casal, experimentavam um poderoso vínculo espiritual. Suas mentes, corpos e almas estavam sintonizados.

Como evitar sérios pecados conjugais

Duas consequências graves do pecado original foram: a separação de Deus e um do outro. Eles perderam sua unidade. Antes do pecado, suas diferenças eram irrelevantes para eles; eram iguais perante Deus e não sentiam competitividade. Depois do pecado, a única coisa que conseguiam ver eram as diferenças e com vergonha, cobriram sua nudez.

Eles perderam também sua conexão com Deus, a comunhão abençoada e a amizade que eles desfrutaram com seu Criador amoroso. Esse pecado trouxe como consequência para toda a humanidade: afastamento de Deus, sofrimento, doença, morte e todos os problemas do mundo.

Os casais hoje em dia sofrem das mesmas consequências devastadoras - perda da unidade, diferenças amplificadas e vergonha – como resultado de sérios pecados conjugais. Quando somos casados, quaisquer pecados que cometamos são pecados conjugais, pois afetam também ao outro. Todo os pecados conjugais são graves e tem profundas consequências, porém alguns se destacam em seu grau de dano ao matrimônio.

Cada cônjuge tem uma área de pecado sério em potencial, uma área de fraqueza que pode trazer danos terríveis ao matrimônio. Cada um conhece onde está sua fraqueza. Talvez possa ser pornografia. Falta de interesse no sexo com seu cônjuge. Prestar atenção em outros homens ou mulheres que não são seu cônjuge. Não passar tempo alegre com seu esposo. Preocupações egoístas com suas atividades. Trabalho. Comida. Gastos. Álcool. Drogas. Abusos verbais. Abusos físicos. Fechar-se em si mesmo e não se comunicar. Jogo. Controle. Ser um capacho e deixar que o cônjuge pise em você. Apatia espiritual e indiferença. Ser muito duro com seus filhos. Não ser duro suficiente com seus filhos. Ser muito focado em seus filhos. E por aí vai.

Outra pessoa que conhece muito bem sua fraqueza é o demônio. E da mesma forma que ele fez com Adão e Eva, Satanás vai fazer tudo em seu poder para seduzir você para você pecar. E na medida em que seu casamento sofre com seu pecado, o demônio estará dando gargalhadas.

Analisar o processo de como Adão e Eva pecaram pode nos ajudar a evitar os sérios pecados conjugais, pois descobrimos como interromper o processo se estivermos a caminho de cometer um pecado.

Primeiro passo: a tentação
O modo que Satanás tentou Eva contém os elementos essenciais de toda tentação: questionar a palavra de Deus, negar a palavra de Deus, acreditar na mentira que o pecado nos dará algo muito melhor do que Deus dará se obedecermos seus ensinamentos e ser tentado na área de nossa fraqueza.

Segundo passo: a racionalização
Com a ajuda do demônio, Eva racionaliza o seu pecado. Ela diz a si mesma: não haverá consequências negativas; meu comportamento atenderá às minhas mais profundas necessidades; e eu experimentarei um prazer intenso. Todas essas racionalizações são mentiras, mas Satanás é o mestre em convencer do contrário. Ele sempre foi um mentiroso e pode aparecer para nós na forma de um “anjo de luz”. (2Cor 11,14)

Terceiro passo: escolher pecar
Porque Eva escolheu acreditar nas mentiras do demônio na tentação e na racionalização, ela já estava condenada quando chegou a hora de decidir se deveria pecar. Sua cabeça já estava feita e seu desejo natural pela fruta a empurrou até o precipício.

Quarto passo: as consequências
Depois que Adão e Eva pecaram, as declarações do demônio foram expostas como mentiras e as consequências chegaram com uma força tremenda. As piores consequências foram a separação de Deus (Gn 3,8) e um do outro (Gn 3,7).

O mais incrível é que os dois estavam juntos o tempo todo. Adão estava bem ao lado de Eva enquanto ela era tentada, racionalizava o seu pecado, qualificando sua desobediência como uma coisa boa e quando ela comeu a fruta. E depois ele comeu também.

Mas o que aconteceu com o trabalho em equipe? O grande problema é que Adão e Eva não conversaram um com o outro enquanto marchavam cada vez mais próximo do pecado. O trabalho em equipe, especialmente contra o demônio, só é efetivo quando um casal se comunica.

Sem uma comunicação honesta, seu pecado passa rápido do estágio de pecado em potencial para o estágio de impacto devastador. Só é uma questão de tempo.

Com uma comunicação aberta e honesta, Adão e Eva poderiam ter lutado contra o demônio e vencido. Poderiam ter evitado esse pecado desastroso e se tornado ainda mais próximos um do outro e de Deus. Se Eva tivesse pedido pela ajuda de Adão e ele tivesse falado a verdade para ela, o demônio teria saído humilhado da história.


No próximo post veremos o que podemos fazer para evitar os pecados conjugais em nosso relacionamento. Fiquem atentos!

crédito da foto: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário