segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MAIS IDEIAS PARA QUARESMA DE SEUS FILHOS

Hoje continuamos com as dicas para a Quaresma de seus filhos, que foram extraídas do site: http://www.pbgrace.com/lent-ideas/
Por que jejuamos?
- como penitência: através de todo o Antigo Testamento, as pessoas se cobriam de cinzas, tiravam suas roupas finas e jejuavam para expressar seu arrependimento do pecado. O jejum serve para o mesmo propósito nos dias de hoje.
- para dar lugar a Deus: ao esvaziarmos a nós mesmos, mesmo se for apenas um pouquinho, damos lugar para Deus entrar em nossas vidas mais plenamente. Quando o jejum e a abstinência forem difíceis, nós nos voltamos a Deus em oração para nos ajudar.
- fortalecimento da vontade: jejuar é uma disciplina espiritual; da mesma forma que o exercício físico deixa nosso corpo mais forte, o jejum fortalece nossa vontade. Ao negar a nós mesmos coisas pequenas, fortalecemos nossa vontade para resistir ao pecado em outras áreas de nossas vidas.
- como preparação para a missão: para os cristãos, o jejum imita os quarenta dias que Jesus passou no deserto. Da mesma forma que Jesus usou esse tempo para se preparar para a sua missão pública, jejuar nos prepara a continuar a missão dele no mundo.
- solidariedade com o Cristo sofredor: mesmo os pequenos sofrimentos que experimentamos enquanto jejuamos nos deixa mais próximos do Cristo sofredor – e de todas as pessoas que sofrem de fome, má nutrição e abuso diariamente.
Doação (esmola)
A doação (tradicionalmente chamada de esmola) é uma prática espiritual que é um ato de caridade, especialmente quando sua doação vem de um sacrifício pessoal. Quando falar para seus filhos sobre ideias para doação, compartilhe com eles a história da oferta da viúva (Lc 21, 1-4). A viúva pobre ofertou duas pequenas moedas ao tesouro do Templo, mas porque ela deu tudo o que tinha, Jesus disse que ela deu mais do que aqueles que deram grandes quantias de dinheiro tiradas de sua fartura. A lição: é o tamanho da sua generosidade e não a quantidade, que faz a diferença.
Seguem aqui mais algumas ideias para seus filhos praticarem na Quaresma:
1. Faça um ato de gentileza aleatório todos os dias: pode ser escrever um bilhetinho de agradecimento para alguém; escrever o que mais gosta de cada membro da família e entregar para cada um; faça um elogio a cada pessoa que encontrar durante o dia; perguntar uma vez por dia a outro membro da família: “como posso te ajudar hoje?”
2. Dividir: estimular as crianças a compartilharem seus brinquedos ou espaço no quarto com os outros irmãos, de maneira gentil. Ou estimule as crianças a doar o dinheiro que economizaram com seus sacrifícios (p. ex. com “porcarias”) e doar para uma instituição de caridade.
3. Praticar estar presente: os adolescentes podem se comprometer em desligar seus telefones (ou outros aparelhos eletrônicos). Ainda melhor, crie uma área sem telefone (como a mesa de jantar).
4. Compartilhe estórias: As crianças e adolescentes devem ser incentivados a compartilhar suas histórias para superar sua resistência em serem abertos e vulneráveis com os outros. O outro lado disso é pedir para que os pais, avós ou outros adultos compartilhem também suas histórias, principalmente de quando eram crianças.
5. Aprenda e se responsabilize por uma nova tarefa doméstica: pode ser lavar a louça no fim de semana, passar aspirador no quarto, guardar suas roupas, varrer a calçada, tirar o lixo, etc.
Ideias de Orações para Crianças e Adolescentes
A oração é essencial para vivermos a fé cristã. Ela enriquece nossa vida espiritual e quando rezamos estamos aptos a deixar Deus trabalhar através de nós ao invés de tentarmos fazermos do nosso jeito. A oração é uma forma de demonstrarmos nosso amor a Deus, pois se amamos, queremos sempre estar conversando com a pessoa amada. E a oração é isso: uma conversa com Deus.
Seguem algumas sugestões de formas de oração para as crianças e os adolescentes:
1. Reze o terço durante o dia: as crianças e adolescentes poderão carregar um terço com eles, para rezarem durante o dia. Não precisa rezar tudo de uma vez, pode ser um mistério, por exemplo, no caminho para a escola. Depois continua na hora do almoço e assim vai durante o dia para rezar o terço completo.
2. Vista sua fé: as crianças podem ser estimuladas a usarem símbolos cristãos (colar, pulseira ou camiseta), como testemunha de sua fé e para lembra-los de viverem suas crenças de uma maneira mais consistente.
3. Conheça Jesus: Conheça mais Jesus lendo os Evangelhos nesta Quaresma. Peça para as crianças lerem partes do Evangelhos em Bíblias apropriadas para cada idade, ou leiam junto como família. Podem aprimorar esse conhecimento assistindo filmes sobre a vida de Jesus, como A Paixão de Cristo, de Mel Gibson (crianças pequenas podem ficar muito impressionadas, então verifique outros filmes mais apropriados para a idade de seus filhos).
4. Reze três vezes por dia: é importante manter contato com Deus durante o dia. Estabelecer horários para fazer uma simples oração pode ajudar muito no crescimento de nossa fé e do nosso relacionamento com Deus. Rezar de manhã, na hora do almoço e a noite pode ser um começo. Os mais velhos podem colocar alarmes no celular para se lembrarem de rezar.
5. Faça uma confissão: se a sua família ainda não se confessou esse ano, agende uma para essa época da Quaresma. Se vocês já se confessam regularmente, tente aumentar essa frequência durante a Quaresma. A confissão é um sacramento que traz muitas graças para aquele que está recebendo. Assim, devemos estimular nossos filhos a confessarem regularmente (uma vez ao mês). Com essa prática, eles começam a ver a confissão como algo normal, que faz parte da vida espiritual deles e isso faz um bem enorme para suas almas.
6. Vá a missa durante a semana: a Eucaristia é o momento mais íntimo de nosso encontro com Jesus. Durante a Quaresma, estimule seus filhos a irem pelo menos mais uma vez durante a semana na missa (além, claro, do domingo).
7. Reze a Via Sacra: a Via Sacra nos faz lembrar das últimas horas da vida de Jesus, de todo sofrimento que passou para nos salvar. Para as crianças, existem Via Sacra infantis, com uma linguagem mais apropriada. Vocês podem combinar de rezar a Via Sacra uma vez por semana (de preferência as 6ª feiras) em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário