sábado, 26 de março de 2016

QUATRO MANEIRAS NAS QUAIS OS PAIS SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER SEUS FILHOS CATÓLICOS

O post de hoje foi traduzido do site CatholiMom.com e foi feito por Marc Cardonella. Você pode acessar o texto original aqui:http://catholicmom.com/2016/03/18/4-ways-parents-essential-keeping-kids-catholic/

Pais, vocês querem saber o segredo para manter seus filhos católicos? Se envolvam em sua formação religiosa. Essa não é uma ideia nova. A Igreja tem dito isso há décadas.

Os documentos do Concílio Vaticano II diz que os pais são os “primeiros pregadores da fé” para seus filhos e sua influência “é incapaz de ser completamente delegada para outros ou usurpada por outros.” Porém, na maioria das vezes, os pais não sabem como dar a formação sobre a fé e as paróquias não os ajudam.

Em meu novo livro Keep Your Kids Catholic: Sharing Your Faith and Making it Stick, eu argumento que os pais são indispensáveis no processo de passer a fé para seus filhos. E existem pesquisas científicas que provam isso!

De 2002 a 2005, os sociólogos Christian Smith e Melina Lundquist Denton, concluiram um estudo nacional (nos EUA) sobre o envolvimento dos adolescentes com a religião. Suas conclusões estão reportadas no Soul Searching: The Religious and Spiritual Lives of American Teenagers.

Aqui estão quatro maneiras, extraídas da pesquisa de Smith e Denton, pelas quais os pais se provam essenciais e insubstituíveis para manter seus filhos católicos.

1. Manter os filhos católicos através da influência 

Perto da minha casa tinha um outdoor que eu via todos os dias. Era a imagem de um espelho retrovisor e nele você podia ver o rosto de uma menininha triste olhando para você do banco de trás.

A legenda dizia algo do tipo: “Mesmo que você não esteja falando com ela, você a está ensinando. Fique calmo quando estiver atrás do volante.”

Ai! Esse normalmente me pegava porque eu não sou o motorista mais calmo (ou de boca mais limpa). Também me fez pensar sobre as outras áreas da minha vida onde eu não estava sendo um modelo muito bom.

Os pais são importantes... e muito! De fato, de acordo com o Smith e a Denton, não é uma questão se você está influenciando seus filhos mas que tipo de influência você está exercendo. Se você não tiver cuidado, ela pode ser negativa.

Então, a lição número 1 para manter seus filhos católicos é ser um bom modelo. 

“Pois no fim”, Smith e Denton explicam, os pais “normalmente obterão dos adolescentes o que eles próprios são como adultos. “

2. Manter os filhos católicos através do relacionamento 

Transmitir a fé efetivamente requer um relacionamento forte e um nível profundo de confiança. De outra forma, seus esforços cairão em ouvidos surdos. 

O vínculo e a intimidade que você tem com seus filhos, posiciona você perfeitamente para ensiná-los sobre a vida de uma perspectiva religiosa. Pense sobre isso: você pode afetá-los de uma maneira que ninguém mais pode.

Você fala com seus filhos sobre esportes e cinema, você os aconselha sobre a escola e carreira, então por que não ensiná-los sobre religião? Meu palpite é que os pais diriam que não é confortável.

Eu entendo. A vozinha em sua cabeça diz que você está muito “além do alcance” para conseguir atingir seus filhos depois que eles passam de certa idade, e é melhor entrega-los para os “experts” na paróquia. Aquela vozinha está errada. 

“Os pais”, escrevem Smith e Denton, “precisam desenvolver mais confiança em ensinar a juventude sobre suas tradições de fé e esperar responsas significativas deles”. Eles descobriram que no fundo as crianças querem ser ensinadas pelos pais... mesmo se não agem dessa forma.

Se você puder ampliar sua zona de conforto, você tem o potencial para influenciar seus filhos de maneiras profundas.

3. Manter seus filhos católicos através da articulação 

Aqui está outra coisa interessante que surpreendeu Smith e Denton, adolescentes de toda a parte tiveram muita dificuldade para articular sua fé. Eles facilmente discutiam opiniões sobre a bebida, drogas, ou evitar DSTs, mas não conseguiam explicar sua fé em Deus.

Eu acho que é porque seus pais falaram muito sobre as consequências de dirigir embriagado ou da perda da virgindade, mas permaneceram em silencio sobre as eternas consequências do pecado mortal ou perda da fé. 

Se você quiser que seus filhos tenham uma fé real, você tem que discuti-la com eles. E isso não significa apenas dizer a eles “não faça isso porque é errado”. Seu relacionamento de pais coloca você em uma posição única para fazer isso.

Articular a fé significa internaliza-la, possui-la e faze-la parte de você. Isso requer diálogo.

Acima de tudo a fé deve ser algo pessoal, não abstrato. Eles precisam refletir em como um tópico afeta a eles, suas vidas, não apenas como afeta as pessoas em geral. 

4. Manter seus filhos católicos através de práticas religiosas 

Existe uma relação direta entre o aumento da fé e atividades relacionadas a fé como oração diária, estudo bíblico e serviços de caridade. Essas práticas religiosas agem como catalizadores da fé, acelerando e propulsando o desenvolvimento da fé em novos níveis.

Smith e Denton observaram esse fenômeno em adolescentes religiosamente ativos dizendo: “A fé para esses adolescentes é também ativada, praticada e formada através de práticas religiosas e espirituais específicas.”

Como você consegue que os adolescentes façam essas práticas religiosas? Em algum momento, você deve obriga-los. Isso parece duro, mas a realidade é que você é responsável por formar seus filhos na virtude.

Se você não ensinar a eles o valor da disciplina, serviço e gerenciamento de tempo ao obriga-los a fazer coisas difíceis, eles não aprenderão. Similarmente, você deve agendar tempo para atividades religiosas e construir esse hábito neles.

Quando eles são jovens, você é o dono da agenda. Se você esperar até que eles sejam velhos o suficiente para fazerem sozinhos, eles não farão. 

Esse aspecto essencial da formação religiosa, mais do que qualquer outro, é dependente dos pais. A escola ou a paróquia não pode fazer isso por você. Eles podem agenda eventos, mas você deve levar seus filhos lá.

Está na hora de virar a maré 

A maior parte dos pais católicos não estão interessados em fazer parte da formação da fé de seus filhos. Eu entendo. Estamos todos muito ocupados e nada disso é fácil. Entretanto, nossos filhos abandonam a Igreja assim que saem de casa, e nesse momento ficamos quase completamente sem poder. 

O atual sistema de educação religiosa está falhando amplamente, mas estamos pedindo que ele faça muito. Os aspectos mais efetivos da formação da fé precise do envolvimento dos pais. 

Podemos mudar isso, mas será preciso pensar numa parceria entre os pais e a paróquia. Quando nós pais tomamos o nosso lugar devido na formação da fé de nossos filhos, ao fazer o que somente nós podemos fazer, teremos sucesso em manter nossos filhos católicos.

Saber quanta influência você tem na fé de seus filhos te incomoda? Você se assuta com isso? Me diga por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário