quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O SACRIFÍCIO QUE ADÃO NÃO FEZ


Scott Hahn, em seu livro “Primeiro, é o Amor”, apresenta um ponto de vista muito interessante sobre o que teria sido o pecado original e que pode ser a chave para que nós consigamos entender a influência que essa herança que recebemos de nossos primeiros pais tem em nossa vida hoje.

Em Gênesis 2,15 está escrito: “Javé Deus tomou o homem e o colocou no Jardim de Éden, para que o cultivasse e guardasse. Aqui vem a primeira reflexão: por que Adão precisaria guardar, proteger o Paraíso? Ou melhor, quem seria uma ameaça a Adão? Certamente Deus já estava avisando que o Demônio poderia tentar acabar com sua criação predileta.

E a narração continua: “E Javé Deus ordenou ao homem: ‘Você pode comer de todas as árvores do jardim. Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, com certeza você morrerá”. (Gn 2,16-17) A morte a que Deus se refere é muito pior do que a morte física, à qual Adão estava imune até aquele momento, mas a morte que corresponde a uma alma atolada em paixões e maldades de todo tipo, a morte da inimizade com Deus. 

Chega então o momento da prova: a serpente entra no jardim e faz a proposta para Adão e Eva desobedecerem a Deus. Aqui precisamos destacar que a serpente era seguramente um animal imponente e mortífero. Em outras partes do Antigo Testamento essa mesma palavra que aqui é traduzida como serpente, é usada como dragão (Is 27,1) ou monstro marinho (Jó 26,13). 

Assim, podemos entender que a Serpente, terrível monstro que poderia efetivamente matar os dois, fez uma ameaça quando disse “vocês não morrerão” (Gn 3,4) se comerem o fruto, mas se não comerem, morrerão, porque eu irei mata-los.

Agora vemos sob outra perspectiva a decisão que Adão precisava tomar: ou ele permanecia fiel à Deus e aceitava ter seu corpo morto pela serpente, ou desobedecia, quebrava a Aliança, e aceitava aquele outro tipo de morte, a morte da desordem da alma e da inimizade com Deus. E o que Adão fez? Ficou calado e deixou que Eva continuasse a conversa com o demônio.

Adão não respondeu à serpente e também não pediu ajuda a Deus. “Por orgulho e por medo, manteve-se silencioso. E junto com sua mulher desobedeceram ao mandato divino. Isso (...) é falta de fé, esperança e amor. Os medos de Adão o fizeram afastar do seu dever de custodiar o paraíso. Impediram-no de confiar no seu Pai Deus e caíram sobre ele na forma de orgulho. (...) Conhecendo o poder da serpente, foi incapaz de oferecer a sua vida, por amor de Deus, ou mesmo salvar a vida da sua amada. Recusar o sacrifício, foi este o pecado original de Adão. Cometeu-o mesmo antes de provar o fruto, mesmo antes de Eva o fazer.”(pg. 61)

Recusar o sacrifício, não querer se doar por amor, pensar em primeiro lugar em si mesmo e no seu bem estar, ou seja, o egoísmo, esse é a raiz de todo pecado. Por isso todos nós temos essa tendência ao egoísmo e precisamos lutar a vida inteira para matar o egoísmo em nós e deixar crescer nosso amor a Deus e ao próximo. 

Desta forma nosso grande exemplo é Jesus Cristo, o novo Adão. Ele veio ao mundo para se doar por amor por todos nós, para cumprir o sacrifício que Adão não fez e assim abrir novamente o Céu para cada um de nós. 

Todos nós nascemos 100% egoístas. O recém nascido exige todo o cuidado, pois o mundo está centrado nele, em suas necessidades. Quer tudo para si, não sabe renunciar nada em favor dos outros. Conforme a criança cresce, deve aprender a fazer pequenos sacrifícios, esperar, adiar um desejo, em benefício dos outros. E essa luta contra o egoísmo deve permanecer por toda a vida. Devemos diariamente pedir a ajuda de Deus, com o apoio de nosso santo anjo da guarda, de sermos menos egoístas, para podermos amar mais e melhor.

photo credit: _foobar_ <a href="http://www.flickr.com/photos/40831125@N03/40737206985">Wooden dragon</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/">(license)</a>



2 comentários: