quarta-feira, 22 de abril de 2020

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA (PARA ADULTOS E CRIANÇAS)


Normalmente associamos a palavra “rotina” com algo monótono do qual muitas vezes queremos “fugir”. Porém, uma rotina bem estruturada nos ajuda a organizar as nossas vidas e não perdermos tempo. O tempo é o bem mais precioso que recebemos (depois do dom da nossa vida). Depois que ele passa, não podemos voltar atrás e o único tempo que realmente possuímos é o agora. O ontem já foi e o amanhã não sabemos se virá.

Para as crianças, principalmente as menores, ter uma rotina com horários fixos para as várias atividades do dia, como acordar, banho, refeições, brincadeiras e sono, ajuda a dar segurança, elas ficam menos ansiosas, pois sabem o que vai acontecer depois. Para as maiores e para os adolescentes, seguir uma rotina é essencial para aprenderem a organizar o seu tempo e aproveitar melhor os momentos de estudos e de lazer.

Quem não tem uma rotina, vive sempre correndo, atribulado, querendo fazer tudo ao mesmo tempo e chega ao final do dia com a sensação de que não conseguiu fazer nada do que havia planejado. Isso gera muita frustração e desânimo. Ao contrário, quem tem horário para cada atividade, chega ao fim do dia sentindo a paz do dever cumprido.

Dependendo do seu temperamento, organizar e cumprir uma rotina pode ser um grande desafio. É preciso começar aos poucos e não desanimar com as falhas. Recomeçar com determinação no dia seguinte. A sugestão é organizar primeiro um período do seu dia, como por exemplo, a parte da manhã. Depois que conseguir cumprir por um bom tempo (algumas semanas) essa rotina, então acrescente os outros períodos (tarde e noite).

O que deve fazer parte da rotina?

A primeira coisa a se estabelecer é um horário para acordar. Depois, acrescente a cada meia hora as atividades do seu dia. É importante ter horários para refeições, para orações, para lazer/descanso e para atividades físicas. Você pode elaborar a rotina de cada dia da semana, não sendo necessário que todos os dias sejam exatamente iguais. Por exemplo, pode colocar horário para atividade física três vezes na semana e nos outros dias, nesse mesmo horário, colocar um momento de leitura. É muito importante também estabelecer o horário que vai dormir.

O ideal é que, após estabelecidos os horários, eles sejam rigorosamente cumpridos, na medida em que você saiba exatamente o que deve fazer em cada momento do dia. Pe. José Kentenich fala no “fiel e fidelíssimo cumprimento do dever” e S. Josemaria Escrivá tem uma frase que nos ajuda a focar na rotina: “Faze o que deves e estás no que fazes”. Ou seja, faça o que deve ser feito no horário que você mesmo estabeleceu e, naquele horário, esteja 100% concentrado naquela atividade, sem ficar pensando ou se distraindo com o que fez antes ou com o que irá fazer depois. Desta forma, cumprirá fielmente o seu dever.

Um paradoxo de quem cumpre a sua rotina é que quanto mais “escrava” a pessoa é dos horários estabelecidos, quanto mais fielmente cumpre os mesmos, mais livre se sente ao fim do dia, sabendo que fez tudo o que deveria ter feito e no momento em que deveria ter feito.

A virtude que está por trás da rotina é a virtude da ordem. Apesar de não ser considerada uma virtude de “primeira grandeza”, quem não se esforça para conquista-la, acaba por não conseguir também praticar bem as outras. Sem ordem, o tempo se perde, a vida passa e nós “somos vividos” ao invés de vivermos.

Nesse tempo de quarentena e confinamento que estamos vivendo, a rotina se torna fundamental até para mantermos nosso equilíbrio psicológico. Assim, incentivo a todos a fazerem essa experiência, também com os filhos, pois quanto antes aprenderem a gerenciar o tempo, mais livres serão quando se tornarem adultos.

photo credit: verchmarco <a href="http://www.flickr.com/photos/160866001@N07/48787135071">Calendar with pen and tablet symbolizes appointments</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">(license)</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário