terça-feira, 11 de agosto de 2015

ENSINANDO SEUS FILHOS SOBRE NAMORO SAUDÁVEL

Nós pais nos preocupamos muito com a educação formal de nossos filhos, os colocamos em boas escolas e proporcionamos o melhor em relação a cursos extra curriculares. Tudo isso pensando em sua futura vida profissional. Mas e a vida afetiva? E o relacionamento deles com o sexo oposto? E a busca por um companheiro (a) para a vida toda? Precisamos nos ocupar disso também e a educação para um namoro saudável começa na pré-adolescência, antes mesmo deles começarem a pensar em namorar.

Baseado no livro Parenting with Grace, de Gregory e Lisa Popcak, podemos dizer que existem cinco passos para ensinar o seu filho a buscar um relacionamento saudável:

1. Ajude seu/sua filho/filha a desenvolver uma declaração de identidade ao redor da qual construir seus relacionamentos. Essa declaração de identidade é o conjunto específico de virtudes, valores, ideais espirituais e objetivos pessoais que seu adolescente gostaria de defender e esforçar-se para alcançar no curso de sua vida. Em outras palavras, seu ideal pessoal, aquilo para o qual Deus o criou para realizar.
Tendo este ideal em vista, eles precisam saber que o objetivo principal de um namoro é procurar alguém com quem possam casar e esta pessoa deve ajudá-lo a cumprir todas estas virtudes que são caras para seu coração.
Ensine seu filho que tanto nas amizades como no namoro, as melhores pessoas para se associar devem ser aquelas que ajudam você a se sentir mais como você mesmo quando está com elas. Ensine seu adolescente a perguntar a si mesmo: "Esta pessoa que estou andando (ou namorando) me faz ter vontade de esconder aqueles valores, ideais e objetivos que formam minha declaração de identidade, ou eles me fazem querer colocar estes valores e ideais para fora, lustrá-los e mostrá-los ainda mais? Ensine seu adolescente que os únicos bons amigos são aqueles que se encaixam na segunda categoria.

2. Ajude seu/sua filho/filha a identificar qualidades específicas ou virtudes que ele ou ela deseja em um futuro companheiro/companheira. Além de ajudar seu filho/filha a desenvolver sua declaração de identidade, é essencial que você gaste mais tempo ajudando seu adolescente a descobrir quais qualidades procurar em outra pessoa. Isso ressalta a noção de que amizade, especialmente amizades românticas, é sobre cada parceiro ajudar o outro a se tornar a pessoa que Deus quer que ele seja quando crescer. Quando você ajuda o seu adolescente a desenvolver uma lista de virtudes para procurar num possível namorado/namorada, você dá ao seu adolescente as ferramentas necessárias que ele precisa para decidir se uma amizade em particular (romântica ou não) é saudável ou não.
            
3. Procure oportunidades para que seu/sua filho/filha aprenda a ser amigo de membros do sexo oposto antes de dar permissão para namorar. Muito frequentemente, as crianças correm para o namoro sem nunca terem tido a oportunidade de aprender o que é preciso para ser amigo de uma pessoa do sexo oposto. Isto leva a adolescentes e jovens adultos que tem um largo repertório romântico, mas não tem ideia de como realmente se relacionar um com o outro.
Para ensinar seu filho ter as habilidades que ele precisa para ser um bom amigo antes de se tornar o namorado de alguém, é uma boa ideia encorajá-los a participar de atividades nas quais os dois gêneros se misturam livremente. As melhores destas atividades requerem que jovens homens e mulheres trabalhem juntos para resolver problemas ou completar um objetivo comum, como por exemplo clubes ou grupos de serviço que requeiram que seus membros funcionem como um time, para aprender a linguagem um dos outros, e alcançar um objetivo juntos. Obviamente, estas são habilidades importantes que traduzirá bem em relacionamentos longos.

4. Entreviste aquele/aquela com o qual seu/sua filho/filha está romanticamente interessado. Pode parecer antiquado, mas conversar com o pretenso namorado ou namorada é de grande valor para seu adolescente. Como isso funciona? A mãe ou o pai diz que quer conhecer a pessoa que quer namorar sua filha. (mas pode ser usado para o filho também). Este encontro deve acontecer logo no início do relacionamento, para poder demonstrar que você e sua filha estão elevando o menino para um padrão mais elevado de comportamento desde o começo. Na preparação para este encontro, a mãe e o pai podem fazer um jantar para o jovem casal ou planejar outra atividade que possa acomodar a natureza casual mas séria deste encontro.
No decurso da noite, o pai deve amavelmente, gentilmente, mas firmemente tomar a liderança e falar para o jovem menino namorando sua filha (ou a jovem menina namorando seu filho), "Eu quero que saiba como estou feliz que minha filha encontrou alguém que a ajude a se sentir tão feliz como ela está com você. Eu ouvi boas coisas sobre você de minha filha, e eu posso dizer que ela realmente respeita você. Eu queria te conhecer porque eu preciso te dizer uma coisa: eu amo esta jovem mulher (ele aponta para sua filha). Eu daria minha vida por ela, pois ela é mais especial para mim do que qualquer coisa que eu tenha. Minha esposa e eu trabalhamos muito para ensinar valores a ela que irão assegurar a ela uma vida feliz e abençoada, e ela mesma diz todos os dias que ela quer trabalhar para ser (insira aqui as qualidades da declaração de identidade dela). Eu realmente a respeito por isso.
"Eu preciso que você entenda que quando você está lá fora com ela, eu estou confiando a você meu tesouro especial. Homem pra homem, eu quero que você prometa que você nunca a levará a um lugar em que ela possa se machucar, fará qualquer coisa intencionalmente para machucá-la ou a você mesmo, ou desrespeitar os valores e virtudes que são importantes para ela. Você pode prometer isso para mim?"
Esta é uma ação intensa e amorosa que é melhor conduzida pelo pai. Ela faz duas coisas. Primeiro, é uma proclamação pública de seu amor por seu filho ou filha. Você está mostrando ao pretendente o exato valor do tesouro que ele encontrou. Isto é uma experiência extraordinariamente bonita para seu filho ou filha, que realmente se sente estimado sendo falado desta forma.
Segundo, isto manda uma mensagem clara que você não está brincando. Relacionamento é assunto sério. Autoestima, futuros objetivos, e até mesmo vidas podem ser mudadas para sempre - para o bem ou para o mal - pelo menor encontro entre um homem e uma mulher. Isto deixa o jovem casal saber que há mais num relacionamento sério do que ter um par garantido para na noite de cinema - que um relacionamento cristão é em último caso sobre acreditar que você tem mais chance com o seu parceiro do que sem ele de se tornar a pessoa que Deus quer que você seja no final da sua vida e vice versa. 

5. Ajude seu/sua filho/filha a aprender a checar o efeito de seu namoro com a sua declaração de identidade (p. ex.: "Esta pessoa está ajudando você a se tornar mais - ou menos - da pessoa amável/confiante/honesta/alegre/boa/criativa/casta/etc que você disse que queria ser quando crescesse?") Você pode dar a seu jovem as ferramentas que ele ou ela precisa para fazer decisões educadas para ele ou ela mesma se tirar um tempo para ajudar o seu adolescente a desenvolver uma declaração de identidade e uma lista de qualidades que ele ou ela gostaria de ter num parceiro,
O jovem pode então utilizar o primeiro ou segundo encontro para perguntar questões simples no curso da conversação que irá ajudá-lo a decidir se esta pessoa se encaixa em seus critérios.
Quando você tirou um tempo para ajudar seu jovem a desenvolver uma declaração de identidade, você dá a ele uma maneira de checar seus próprios relacionamentos, e você dá a você mesmo uma maneira legítima de inquirir sobre a saúde de um relacionamento sem parecer intrometido. Tudo que você deve fazer é perguntar: "Quando você está com (coloque o nome aqui), você sente que ele/ela está ajudando você a se tornar mais você mesmo, ou menos?" Seu jovem não irá se ressentir desta intromissão, porque, se feito no espírito correto, ele ou ela irão saber que você apenas está ajudando-os a se manter firmes nos valores que eles mesmos disseram ser importantes.


crédito da foto: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário