quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

EDUCANDO ADOLESCENTES: DESENVOLVER UMA SEPARAÇÃO RESPEITOSA DA MÃE E DO PAI



Cada etapa da educação dos filhos é um novo desafio e exige dos pais flexibilidade e sabedoria para continuar sempre proporcionando aos filhos oportunidades de desenvolver suas potencialidades para ser um ser humano feliz e capaz de servir a comunidade.

Hoje falaremos sobre maneiras de tratar da necessidade de independência do adolescente. Seu adolescente pode estar esperando para sair no mundo e testar a si mesmo. Em geral, isto deve ser encorajado e ativamente apoiado, enquanto seu filho fizer uso destas experiências para construir blocos para sua própria identidade. Mas apesar do empurrão do adolescente para a independência, seria um erro pensar que os adolescentes não precisam mais da mãe e do pai. De fato, eles precisam de nós mais do que nunca. De uma maneira diferente, talvez, mas tanto quanto antes.

Acreditamos que existem algumas atividades que deveriam ser sacrossantas em todo lar católico, especialmente um lar com um adolescente ou pré-adolescente. (Por sacrossanto queremos dizer que nenhum membro da família deveria ter a opção de não praticar estas atividades, apesar que convidados podem eventualmente ser bem vindos)
(a) refeição em família
(b) dia em família
(c) missa semanal e oração diária

A primeira é refeição em família. Todos os dias, precisamos ter pelo menos uma refeição juntos - preferencialmente o jantar - quando podemos nos conectar. Nós sabemos que isto está cada vez mais difícil neste mundo ocupado, mas se não podemos ficar juntos como família por quarenta e cinco minutos para o jantar, então provavelmente nossa família é muito ocupada. Atividades como trabalho, esportes e clubes são para adicionar vida à família, não competir com ela. Se permitirmos que atividades externas espremam nosso tempo com a família, estamos passando a mensagem a nossos filhos que a vida familiar deve ser colocada no fim das prioridades. Esta é uma lição que seu filho definitivamente carregará para seu próprio matrimônio. Lembre-se, para o católico, não há atividade mais importante do que aprender a amar, e isto é feito melhor em família, a qual a Igreja chama de "escola de amor".

A segunda coisa que recomendamos é possuir um dia por semana que é reservado especificamente para atividades da família. Como João Paulo II observou em seu documento sobre o Dia do Senhor (Dias Domini), estes dias são importantes porque eles dão à família tempo para brincarem juntos e se reconectarem antes de retornarem ao dia-a-dia da semana. Ocasionalmente, os pais poderão dar permissão para que os amigos de seus filhos participem deste dia, mas deve estar claro e entendido que seu filho não poderá passar o dia excluindo os membros da família para que ele possa ficar com seu amigo exclusivamente. Se seu filho reclamar, lembre-o de que existem outros seis dias na semana durante os quais ele pode estar com outros. Seu filho ou filha não tem que sempre amar estes dias em família, mas eles devem ser considerados - pelo menos - como uma obrigação importante e uma oportunidade para o adolescente desafiar seu próprio egoísmo e lembrar de onde ele veio.

A última, mas mais importante recomendação é que as famílias devam participar da missa dominical juntas e engajar algum tipo de tempo de oração diária além das orações nas refeições. Se atividades externas atrapalham a família a participar da missa dominical junta, estas atividades devem ser contornadas para que todos possam participar juntos ou devem ser excluídas. Devemos lembrar que a Eucaristia não é "fast food" que você pega a caminho de alguma outra coisa. É uma refeição familiar - para ser dividido com sua carne e osso, bem como com seus irmãos e irmãs espirituais. Se a Real Presença na Eucaristia não é declarada como o centro da vida espiritual da nossa família, então nossa família simplesmente está brincando de ser católica. Claro que amigos serão sempre bem vindos a acompanhar nossa família para a Igreja, mas amigos e outras atividades não devem afastá-los de participar da missa juntos. Da mesma forma, quando buscamos tempo para uma oração diária familiar e oração individual, ensinamos a nossos filhos que a fé não é algo que se aplica apenas aos domingos.

Ao assentar estas três como as três atividades essenciais que seu adolescente deve participar (algumas vezes quer ele queira ou não - mas frequentemente quando eles chegam lá eles gostam) ajudaremos nosso adolescente a se manter grudado no amor pela família. Isto também diminuirá as chances de ele se engajar em comportamentos que precise de mais punição de nossa parte. Muitas vezes o castigo é geralmente usado como estratégia pelos adolescentes para ter mais tempo com a família quando percebem que são ameaçados por forças externas ou a optar por atividades que eles não tem certeza que conseguem lidar. Afirmar a importância da vida familiar oferece uma maneira mais direta e respeitosa de suprir suas necessidades. E mais, isto nos dá o benefício de se manter em contato com a vida do nosso adolescente, algo que pode ser muito difícil de fazer em uma semana boa, menos ainda em uma semana que você não teve nem tempo de dizer "oi" um ao outro.

O quanto antes introduzirmos estes rituais na fábrica de sua vida familiar, é menos provável que o adolescente resistirá a eles. Mas se você está começando tardiamente, você ainda deve decretar estas intervenções. Você apenas precisará de mais coragem para vê-las se tornar realidade. Não desista. O esforço valerá a pena.

photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/40215657@N03/19284874760">4th of July 2015</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">(license)</a>


Nenhum comentário:

Postar um comentário