sexta-feira, 15 de abril de 2016

PROMOVENDO A ESPIRITUALIDADE PRÓPRIA DO ADOLESCENTE


Eu sempre procuro ler a respeito da educação dos filhos e agora, com meu mais velho na adolescência, esta fase do desenvolvimento tem chamado a minha atenção. O post de hoje foi baseado no livro Parenting with Grace, de Gregory Popcak e tem como objetivo orientar os pais de como lidar com a fé durante a adolescência. Já escrevi algumas dicas de como manter seu filho católico e as orientações de hoje vem completar aquelas ideias.

Até agora, seu filho teve fé porque você disse a ele que era verdade. Agora, como adolescente começa a exibir o que é conhecido como "pensamento formal operacional" (ou seja, a habilidade de analisar criticamente, pensar teoricamente e pensar sobre o pensamento em si), seu filho irá testar a Fé por si mesmo.

Para fazer essa transição, da fé que foi ensinada pelos pais para a fé que o adolescente se apropriará como sua, são necessários três componentes básicos: sentir a fé, defender a fé e aplicar a fé.

Sentir a Fé

Adolescentes, como regra, confiam muito fortemente em seu "sentido" para as coisas. Apesar já possuírem esse “pensamento formal operacional" eles ainda não são mestres nisto, e então eles confiam mais em seus instintos e paixões para dizer a eles o que é "verdade". Apesar de isto estar longe do ideal, é a ferramenta que Deus nos deu para trabalhar com nossos filhos nesse estágio de seu desenvolvimento.

Considerando estes fatos, é absolutamente fundamental que sejam dadas a seu adolescente todas as oportunidades possíveis para ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e se apaixonarem por ele. Uma forma eficiente de fazer isso é introduzir seu filho em alguns elementos da espiritualidade mais "carismática", ou seja, mais emotiva, que mexa com seus sentimentos e emoções.

A forma como fazer isso pode ser encorajando sua participação em grupos de jovens, Movimentos, retiros para a juventude, entre outros. Forneça várias opções, ele talvez não goste de uma, mas se interesse por outra. Mesmo que isso signifique leva-lo ao outro lado da cidade para participar de um grupo de jovens onde ele se sinta mais confortável. Peça que pelo menos experimente antes de se negarem a participar. O importante é que eles se envolvam nessas atividades, o quanto antes, assim que os primeiros sinais da adolescência começarem a aparecer.

A própria Igreja sabe dessa necessidade dos adolescentes e jovens de “sentirem” a fé, por isso promove as Jornadas Mundiais da Juventude que tem como objetivo fomentar a noção de que Deus e a Igreja não querem apenas serem ministros da mente, corpo e comunidade das pessoas, mas também de seus corações e emoções.

Claro, será importante amarrar isso emocionalmente à vida sacramental da Igreja. Bons sentimentos espirituais são insignificantes a menos que eles estão trabalhando para dar a seu filho um entendimento e apreciação mais profundos do trabalho de Cristo através dos sacramentos.

Ao desenvolver sua própria capacidade de uma fé emocional, apoiando seus filhos na busca de tal fé e deixando que eles se animem emocionalmente com os sacramentos, você estará dando a seus filhos uma razão para permanecerem fiéis à Igreja até eles se desenvolverem e serem capazes de envolver suas mentes com a grandeza da teologia e espiritualidade mais tradicional da Igreja.
           
Defender a Fé

Ao mesmo tempo que o adolescente precisa sentir a fé ele também precisa desenvolver a habilidade de entender a fé, para então, poder defende-la. E o papel dos pais nesse momento é estarem preparados para responder corretamente e com profundidade toda e qualquer pergunta relacionada a fé. Claro que não precisa ser exatamente no momento da pergunta, pois muitas vezes será necessário uma pesquisa, mas não pode dar respostas genéricas e nem superficiais.

Algumas perguntas frequentes são "Como você sabe que Jesus era o Filho de Deus e não apenas um homem bom?" "Jesus realmente ressuscitou dos mortos?" "Existem tantas igrejas e cada uma penas que possui 'a Verdade' - como você sabe em quem acreditar?" E francamente, estas são algumas das questões mais fáceis que eles irão perguntar.

Nas ideologias conflitantes do mundo atual, não é mais suficiente para os pais oferecer sua opinião sobre o ensinamento da Igreja, seja ele a favor ou contra. Nós precisamos ser capazes de explicar o porquê a Igreja acredita naquilo e como a Igreja chegou a tal entendimento.

A teologia católica já foi chamada de rainha das ciências, não por causa do estado pobre da ciência "naquele tempo", mas porque a teologia católica é mais parecida com a física quântica do que qualquer outra disciplina menos religiosa. A física quântica faz declarações absolutamente bizarras sobre a maneira que o universo foi constituído; e poucas, se alguma destas declarações podem ser provadas por observação direta. Ao invés disso, os cientistas constroem a partir do que eles conhecem ser verdade e deixam as verdades conhecidas os conduzirem à próxima verdade: "Se isso é verdade e aquilo é verdade, então isto e aquilo devem ser também". Da mesma forma, a teologia católica começa com o que é conhecido sobre o mundo criado, acrescenta a verdade das Escrituras, examina os registros históricos e constrói a partir daí, passo a passo para apoiar os preceitos que ela ensina. É importante entender isso - de outra forma você não será capaz de comunicá-lo a seus filhos. E se você não puder comunicar isto a seus filhos, você não será capaz de dar a eles o que eles precisam para fazer a transição de uma fé baseada mais emocionalmente a uma fé baseada mais crítica e racionalmente que irá sustentá-los nos "tempos áridos"

Aplicar a Fé

A adolescência é uma época quando jovens se tornam sensíveis a ideais; ou seja, a maneira como as coisas devem ser. Eles estão constantemente comparando como o mundo é com sua visão de como o mundo deveria funcionar. Esta é uma época perfeita para educar seu filho nos ensinamentos sociais da Igreja.

Desafie seu adolescente com questões como: "Como o mundo seria se as pessoas se aproximassem do trabalho e da carreira da maneira que a Igreja diz que eles devem se aproximar?" "Como o mundo seria se as famílias funcionassem da forma em que a Igreja diz que elas devem funcionar? "Como as pessoas e os relacionamentos seriam se eles seguissem os ensinamentos da Igreja sobre ética sexual?" "Como o mundo se beneficiaria se seguissem os ensinamentos da Igreja sobre a maneira pela qual o dinheiro deve ser gasto e distribuído?" "Como o mundo seria um lugar melhor se respeitasse a vida em todos os estágios e sobre qualquer condições, ao invés de simplesmente decidir que o feto ou aquele criminoso não tem direito à vida?"

Se você não sabe qual é o ensinamento da Igreja, ou se você apenas pensa que sabe mas não tem certeza, procure. Comece com o Catecismo da Igreja Católica e passe para as passagens relevantes da Escritura e documentos da Igreja. Uma ótima fonte é o site do Pe. Paulo Ricardo, que explica tudo de maneira muito didática e fácil de entender (www.padrepauloricardo.org). A Canção Nova (www.cancaonova.com) também possui vários recursos para aprender mais sobre a nossa fé católica. Você até pode fazer um projeto de olhar estes tópicos junto com seu adolescente para que possam aprender juntos. Afinal, você não deve saber tudo para ser o professor de seu filho; você apenas deve ter algumas ideias sobre onde procurar as respostas. E claro, será de muita ajuda procurar oportunidades para você e seu filho se envolverem em organizações que promovam os ensinamentos sociais da Igreja.

Ao mostrar a seu filho que o ensinamento da Igreja não é preocupado apenas com matérias espirituais mas também tem relevância social, você estará ajudando seu filho a experimentar a sabedoria prática da Igreja. Você estará demonstrando que a Igreja está muito "em contato" com o mundo ao redor dela.
Enquanto ser capaz de sentir a Fé, defender a Fé e aplicar a Fé é essencial para qualquer católico em qualquer estágio da vida, é crítico na adolescência, onde tanto é incerto e tanto ainda deve ser testado. 

Adolescentes somente irão aderir a uma Igreja que eles experimentam ser pessoalmente significante, solidamente baseada na verdade objetiva e socialmente releva

photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/76850153@N07/8727148681">10/05/2013 - Vigília dos Jovens Adoradores</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/">(license)</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário