segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SOFRER EM FAMÍLIA - SAIR DO ISOLAMENTO

Quando a família sofre, a tendência é se isolar dos demais, abrindo mão do relacionamento com outras pessoas. Porém, esta atitude acaba agravando a situação, pois ficar centrada apenas no problema o torna muitas vezes maior do que é.

A alternativa é procurar outras pessoas com problemas semelhantes para compartilhar experiências e olhar o problema sob outra perspectiva. Quando se ouve o relato de outros sobre a dor que sentem, a tendência interior à solidariedade se manifesta e o próprio sofrimento fica em segundo plano. Constatar que não é o único que sofre e que existem sofrimentos inclusive maiores que o seu, auxilia a carregar o seu próprio fardo. 

A família pode ainda procurar ajudar a outros que sofrem, através de algum trabalho voluntário junto a hospitais, creches, asilos, igrejas. Quando os membros de uma família trabalham juntos em benefício de alguém, a união e o vínculo familiar aumentam e traz força para enfrentarem as suas próprias dificuldades.

 VIVER UM DIA DE CADA VEZ

A família precisa estar consciente de que, no momento do sofrimento, o importante é viver um dia de cada vez. Jesus mesmo ensina: “Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.”[1]

Todas as energias para se enfrentar a dificuldade devem ser gastas para aquele momento, para aquele dia, não se preocupando angustiadamente com o que possa acontecer no dia seguinte, ou no futuro próximo. No momento em que o desespero quiser tomar o lugar da tranquilidade, deve-se pensar: “é só por hoje!”. Amanhã realmente não se sabe o que pode acontecer.

É natural que se planeje os próximos passos, o que a família deve fazer para tentar solucionar o problema, porém o pensamento deve estar em viver um dia de cada vez, pois esta é a maneira mais fácil de se enfrentar qualquer problema.

A atitude deve ser ainda de entregar todo o sofrimento, tudo aquilo que estão passando, nas mãos de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para a família e sabe muito bem como transformar toda aquela dor em bênçãos para todos.




[1] Cf Mt 6,34
CRÉDITO DA FOTO: PHOTOPIN.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário