segunda-feira, 3 de novembro de 2014

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA USUÁRIOS DA MÍDIA SOCIAL

O post de hoje é uma contribuição de Erika Marie, que também escreve para o blog CatholicMom.com. Você pode ver a matéria original em http://catholicmom.com/2014/10/20/examination-of-conscience-for-social-media-users/
A mídia social se tornou uma grande ferramenta de comunicação e compartilhamento de ideias. Entretanto, como qualquer outra coisa, se for usada de maneira inapropriada, pode facilmente se tornar um vício e destruir seu relacionamento com Deus e com seus amigos e família.
É importante usar a mídia social com boas intenções e estar atentos a que precisamos evitar para não cair em pecado ou levar outros a pecar através de nossas interações na mídia social.
Usando o Guia de Exame de Consciência para a Confissão dos Pecados de S. Carlos Borromeu (Guide for Examination of Conscience for Confession of Sins by St. Charles Borromeo Catholic Church) como um exemplo, aqui está um simples
Exame de Consciência para Usuários da Mídia Social

Você pode utilizar esse guia para mantê-lo na linha quando usar a mídia social ou corrigir a si mesmo quando necessário e voltar ao caminho que você se afastou.
Primeiro Mandamento: Eu sou o Senhor seu Deus. Não tenha outros deuses diante de mim. (Ex 20, 2-3)
1. Quando eu acordo pela manhã, meu primeiro pensamento é agradecer a Deus por mais um dia ou eu imediatamente penso em checar as novas atualizações em minhas contas nas mídias sociais e emails?
2. Durante os momentos mais quietos do meu dia, eu me volto para Deus em uma oração em silêncio ou eu pego meu telefone e procuro por qualquer coisa interessante em meus feeds de notícia pensando que eu sempre posso rezar depois?
3. Eu confio na oração para ouvir a voz de Deus que guia minha vida ou eu me volto desesperadamente para a mídia social esperando que Ele de alguma forma soletre Sua Vontade para mim no próximo post do blog, tweet ou atualização do status no Facebook?

Segundo Mandamento: Não pronuncie o nome de Deus em vão. (Ex. 20,7)
1. Eu uso o nome de Deus casualmente ou desrespeitosamente em conversas online?
2. Eu uso linguagem vulgar desnecessariamente ou de uma forma depreciativa sobre Deus ou sobre os outros?
3. Eu louvo e agradeço a Deus por todas as bênçãos em minha vida ou eu uso a mídia social para reclamar e me zangar sobre tudo que Deus não fez por mim?

Terceiro Mandamento: Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. (Ex 20,8)
1. No domingo, eu foco em me preparar e a preparar a minha família para celebrar o Dia do Senhor ou, ao invés, eu passo tempo desnecessário online?
2. Enquanto estou na missa, eu estou ouvindo, participando e permitindo que Deus me aprofunde no Mistério Pascal ou eu penso somente no meu próximo post do blog, atualização de status no Facebook ou como vou aumentar meus seguidores no Twitter?
3. Eu usei a mídia social em meu celular durante a celebração da Eucaristia?

Quarto Mandamento: "Honre seu pai e sua mãe". (Ex 20,12)
1. Eu uso minhas interações online para difamar, desrespeitar ou desonrar algum membro da minha família, incluindo meu cônjuge e filhos?
2. Eu uso a mídia social para trazer honra a Jesus e seus ensinamentos e as tradições passadas a nós através do ministério de Sua Igreja?
3. Quando estou com minha família, eu estou inteiramente presente ou eu fico distraído ao usar a mídia social ao invés de dar a eles minha atenção completa?

Quinto Mandamento: "Não matarás." (Ex 20,13)
1. Eu encorajo, incito ou exalto a violência através de minhas conversas online?
2. Eu uso a mídia social para "matar" a reputação, honra ou dignidade dos outros ao espalhar fofocas ou postar ou  compartilhar comentários insultuosos ou de gozação, incluindo celebridades, políticos ou outras figuras públicas?
3. Eu uso a mídia social para construir relacionamentos ou para matá-los ao falhar em considerar os sentimentos e pensamentos de outros antes de postar, compartilhar ou fazer um comentário público num post?

Sexto e Nono Mandamentos: "Não cometerás adultério." (Ex 20,14) "Não cobice a mulher do próximo." (Ex 20,17)
1. Eu comparo negativamente ou reclamo sobre meu cônjuge publicamente ou privativamente em conversas online?
2. Quando leio sobre os esposos de meus amigos eu desejo que meu esposo ou esposa fosse mais como eles?
3. Eu sinto inveja ou ciúme quando olho fotos que meus amigos compartilharam sobre eles mesmos, seus amigos, seus esposo(a), seus filhos ou família?

Sétimo e Décimo Mandamentos: "Não roubarás." (Ex 20,15). "Não cobiçar as coisas alheias." (Ex 20,17)
1. Eu respeito as leis de direitos autorais dos trabalhos publicados por outros e incluo as fontes quando necessário e disponível ou eu usei as imagens, palavras e ideias de outros como minhas próprias?
2. Eu vejo as imagens ou escritos dos outros e quero para mim mesmo?
3. Eu sinto inveja quando meus amigos compartilham fotos e atualizações sobre suas compras recentes ou posses, seus triunfos, alegrias e realizações ao invés de expressar uma alegria genuína e agradecer por eles?

Oitavo Mandamento: "Não apresente testemunho falso contra o seu próximo." (Ex 20,16)
1. Eu usei a mídia social para mentir sobre a minha identidade ou apresentei uma falsa representação de quem eu realmente sou?
2. Eu deturpo, tiro do contexto, inflo ou de outra forma interpreto equivocadamente as palavras ou informações dos outros através da mídia social para o meu próprio benefício ou reconhecimento?
3. Eu falhei em respeitar a privacidade dos outros ao compartilhar informações que não eram minhas para compartilhar ou ao compartilhar fotos deles online sem sua permissão?

Outros Pecados:
Eu uso a mídia social para destruir amizades, buscar vingança ou fazer a mim mesmo parecer melhor do que os outros?
Se eu usei a mídia social de uma maneira que agride outros, eu humildemente reconheci isto, procurei seu perdão depois de uma desculpa sincera e tentei meu melhor para emendar o uso da mídia social?

Como você se policia quando usa a mídia social? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário