sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PACIÊNCIA

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”[1]
A paciência pode ser definida como a virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Em outras palavras é a habilidade de aprender a respeitar o tempo dos outros, de tolerar os erros e os fatos indesejados, suportando incômodos e dificuldades de uma maneira tranquila, sem se perturbar.
O desenvolvimento da paciência contribui para o fortalecimento do caráter, pois quanto maior a capacidade de suportar as adversidades com calma, mais forte a pessoa se torna interiormente e com o tempo nada mais a perturbará. 
A paciência auxilia em saber qual o melhor momento para agir e assim as atitudes produzem mais frutos, pois a maior parte das ações impetuosas e irrefletidas causa danos e não atingem seus objetivos.
Para se alcançar um alto grau de paciência é necessário exercitar a fé na Divina Providência, ou seja, acreditar que Deus é seu Pai que lhe ama com amor infinito e tudo o que acontece em sua vida é fruto desse amor providente, que lhes cuida e protege, mesmo nas tribulações.
É preciso ter em mente que o Pai busca sempre a volta de seus filhos para sua casa, para o lar eterno, para o Paraíso. Assim, tudo o que amorosamente provê para cada ser humano, tem como missão principal trazê-lo para junto de si, para a felicidade sem fim.
Esse Deus que é o Criador de tudo o que existe, continua sua ação criadora governando o mundo com sua sabedoria e amor e mais do que isso, Ele se ocupa com cada um de seus filhos como se fosse o único, como se não existisse mais nada nem ninguém além dele. Jesus mesmo nos disse:
“Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão contados. Não tenham medo!” [1]
Se realmente a pessoa tiver uma fé profunda, que a faz viver na dependência filial em relação a Deus, então sabe que é filha de um Pai infinitamente bom, infinitamente poderoso e que deseja mais do que si mesmo sua felicidade e isso a enche de tranquilidade e paz interior, tornando-a mestre da paciência.
As tribulações, como diz a Bíblia Sagrada, são formas de fortalecer as pessoas, de lhes tornarem perseverantes e assim, mais pacientes:
“Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança.[2]; “Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações, pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova.”[3]
No convívio familiar a paciência é fundamental para manter a tranquilidade no lar. Inúmeras são as oportunidades no dia-a-dia onde a paciência é testada: o filho que demora a comer, o esposo que se atrasa no trabalho, a esposa que nunca se apronta na hora certa, a comida que queimou, o adolescente que só quer dormir, aquela atitude que você tem que cobrar pela “milésima” vez... A lista é infinita. 
É preciso ter muita paciência com os outros e também com si mesmos, se quiserem viver juntos em paz. A paciência ensina a suportar aquele mal que não conseguem eliminar. O que não puder mudar em si e o que os outros não conseguirem mudar em si mesmos, devem aceitar com paciência, até que Deus disponha as coisas de outro modo. Não se pode perder a oportunidade de amar e crescer, permitindo que Deus molde o seu coração.
Deus possui uma paciência infinita com os homens e mulheres que criou. Ele tolera seus defeitos, sua falta de amor, e espera pacientemente que cumpram a Sua vontade para serem felizes e retornarem à casa do Pai. Deus não os trata conforme os seus pecados, mas demora, lhes dá tempo para a sua conversão.
A paciência cria uma atmosfera que facilita a influência positiva. Ter paciência não significa cruzar os braços. Paciência significa preocupar-se o suficiente para ouvir com empatia, tentando entender o que se passa dentro do outro. Essa escuta solidária exige tempo e é uma expressão de amor. Paciência pode significar permanecer calmo quando o outro diz coisas que lhe magoa. Exige esforço, é um processo cheio de recaídas, mas vale a pena.
Finaliza-se este tópico com um pensamento muito profundo de Santa Tereza D´Ávila: “Nada te perturbe; nada te espante. Tudo passa. Só Deus não muda; a paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta: Só Deus Basta!”
photo credit: <a href="https://www.flickr.com/photos/jjlook/58887291/">jj look</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/">cc</a>

[1] Hb 10,36
[2] Mt 10,30
[3] Rm 5,3
[4] 1Tg, 1,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário