quinta-feira, 23 de outubro de 2014

HUMILDADE

“De fato, quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”[1]
A palavra humildade vem do latim humus que significa "terra". Ou seja, os humildes estão mais perto da terra, do solo, não procuram aparecer muito nem se mostrar para os outros.
Aquele que é humilde sabe exatamente o valor que possui e conhece também suas limitações, não precisa ficar alardeando suas qualidades e sabe  valorizar o bem que existe no outro, despertando o que há de melhor naqueles que o rodeiam.
O contrário da humildade é o orgulho. Quem é orgulhoso não reconhece as suas limitações e busca sempre rebaixar os outros, para que assim possa aparecer e se destacar.
Jesus é o grande mestre da humildade. Ele que é Deus, se “rebaixou” a condição de ser humano para libertar a humanidade do pecado e abrir as portas do Céu a ela. A lição do lava-pés é a humildade por excelência, pois ele, o Mestre, mostrou que para segui-lo se deve servir desinteressadamente ao próximo, buscando realizar aquilo que o outro necessita.
Dos ensinamentos de Jesus se pode extrair que a verdadeira humildade está intimamente relacionada com o amor. Aquele que ama não se exalta, não quer ser mais do que o outro, ao contrário, procura sempre que o outro esteja melhor, se sinta mais acolhido, mais valorizado.
A humildade pressupõe ainda a gratuidade. Nunca se deve agir buscando a própria realização, buscando reconhecimento, pois isso demonstra a existência do orgulho.
Dentro de um relacionamento a humildade é muito importante. É preciso estar atento às necessidades do outro e estar sempre pronto a servir. Sempre que procurar mostrar que é melhor que o cônjuge, que ele deve lhe ouvir ou lhe seguir porque “eu sei o que faço”, é o orgulho que está falando e agindo desta forma, está “matando” o  amor.
Muitas vezes, resiste-se em buscar o diálogo com o cônjuge porque ele lhe feriu, ou não agiu direito, pensando que se for você quem o procurar primeiro, estará se “humilhando”. Porém não existe humilhação entre marido e mulher. Nunca se deve sentir humilhado pelo outro e a busca do diálogo, do entendimento, principalmente se você não foi a parte que errou, demonstra maturidade e amor verdadeiro e jamais poderá ser vista como uma fraqueza ou humilhação.
“Humilde é aquele que está embaixo, perto do solo e, justamente por isso, se arrisca menos a perder o equilíbrio. Tem os pés firmes na terra! É, pois, “humano” ser humilde! A pessoa humilde não pretende ser maior nem menor do que realmente o é. A fecundidade de sua existência depende de se oferecer, em espírito de serviço, para realizar o que é capaz na direção do bem dos outros. A modéstia faz mais belos os dons que foram concedidos a cada um. Mas humildade e modéstia só combinam com o amor de caridade! Quem escolheu viver para amar na medida do amor de Deus aceita ser apoio para os outros com humildade, sem humilhação.”[2]
 O orgulho e egoísmo são duas faces da mesma moeda e sempre que optar por qualquer um dos dois, estará agindo contra o seu amor e o sufocando.  Deus, que é amor, resiste aos soberbos e orgulhosos, mas eleva e dá graças aos humildes.[3]
 O primeiro passo em direção à humildade é reconhecer que todos são limitados. Todos tem seus defeitos e não são auto-suficientes, precisam dos demais para sobreviver. Conscientizando-se de suas fraquezas, pode-se buscar sempre melhorar, pois do contrário, sempre estará estagnado, não consegue avançar rumo a maturidade e a felicidade.
“Quanto mais deixares te enraizar na santa humildade, mais íntima será tua comunicação com Deus”.[4]



[1] Lc 14,11
[2] Dom Alverto Taveira Correa, Arcebispo Metropolitano de Belém
[3] Lc 1, 51-52; 1Pd 5,5
[4] Pe. Pio de Pietrelcinas 
créditos das fotos: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário