quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ALGUNS TRAÇOS DA PSICOLOGIA FEMININA

Vamos refletir hoje um pouco sobre a psicologia feminina, para podermos conhecermos melhor a nós mesmas como mulheres e principalmente para que também os homens possam entender-nos melhor. Eles sempre reclamam que somos muito complexas, então seguem aqui algumas dicas.

O fundamento da psicologia feminina[1] é voltado para a maternidade, para que a mulher consiga cumprir seu papel de mãe. É sob a ótica da maternidade que a mulher deve ser analisada e só poderá ser feliz se conseguir exercitar esta fecundidade, seja ela física ou espiritual.

a)                  A intuição feminina:  por meio da intuição feminina a mulher chega diretamente ao coração das coisas: percebe-as, sente-as. A mulher pensa, reflete, raciocina com o coração, por isso muitas vezes é difícil aceitar e concordar com o raciocínio mais lógico e racional da inteligência masculina.

b)                 A sensibilidade: o sentimento e não a razão, a vontade ou sentidos dominam a mulher, pois sua essência está no coração. A sensibilidade é o instrumento que lhe permite evoluir, no meio dos que ela ama, dedicando-se totalmente a eles.

c)                   O culto do pormenor: a mulher sempre se preocupa e repara em cada detalhe.A mulher desprovida deste cuidado pela minúcia renegaria sua própria feminilidade; o lar facilmente se tornaria um caos da bagunça ou um ambiente extremamente frio, só com o mínimo necessário.

d)                 O importante papel da imaginação: a imaginação está intimamente ligada à fantasia, às ideias, suposições e presunções. A alma feminina por ser mais aberta aos sentimentos e emoções, valorizando os detalhes, possui uma imaginação muito mais ativa que o homem.

e)                  O lado transcendente da alma feminina: a mulher, pelo poder de sua intuição, sente de maneira bem mais acentuada que o homem, a realidade e o valor superior do mundo espiritual. A realidade de Deus, da alma, da graça, os valores morais e religiosos são mais familiares à mulher e quanto mais ela se torna madura, maior importância adquirem.

A comunicação é fundamental para o ser feminino. A mulher tem necessidade de se expressar através da conversa, da troca de experiência. 

“A comunicação é de importância primordial. Dividir seus sentimentos pessoais é muito mais importante do que atingir metas e sucesso. Conversar e se relacionar umas com as outras é fonte de imensa satisfação.(...) Em vez de serem orientadas para metas, as mulheres são orientadas para relacionamentos; elas estão mais preocupadas com a expressão da sua bondade, do seu amor e da sua atenção.”[2]

A forma como a mulher lida com o estresse é a conversa. Quando a mulher está com um problema, ela se torna progressivamente indefesa e emocionalmente envolvida, assim ela se sente melhor conversando sobre o problema.[3]A imaginação feminina nestas horas pode ser uma grande vilã, pois potencializa o problema e ela pode entrar em uma espiral decadente e não conseguir encontrar a solução.

Nestas ocasiões, homem pode ajudar muito e a forma de fazer isso é aprender a escutar. A maior dificuldade para o homem no momento de escutar sua mulher é que ele busca sempre encontrar e sugerir soluções para o problema, pois acredita que é isso que ela procura. Sua mentalidade masculina é mais voltada para a praticidade e objetividade, então quer sempre ajudar ofertando a solução.

Porém, para a mulher esta atitude é um verdadeiro desastre. “Uma mulher sob estresse não está preocupada em achar soluções imediatas para seus problemas, mas sim busca alívio expressando-se e querendo ser compreendida. (...) Conversando sobre todos os problemas possíveis sem se concentrar na sua resolução, ela se sente melhor. Explorando seus sentimentos nesse processo, ela ganha uma consciência maior do que a está realmente incomodando, e então repentinamente ela não está mais tão indefesa.”[4]

Escutar com empatia, isto é que a mulher necessita nos momentos mais tensos. Para isso, o homem deve simplesmente ouvir sem tentar resolver nenhum dos problemas apresentados. Comentários do tipo: “nossa, que pena!”; “imagino como está difícil!”; “meu Deus, que situação complicada!” são fundamentais para que a mulher se sinta realmente compreendida pelo homem. Caso fique na dúvida do que falar, o melhor comentário que pode fazer é: “humm...”

Depois que a mulher se acalmou contando seus vários problemas (reais ou imaginários) e o homem reagiu empaticamente ouvindo sem prover as soluções, aí sim ele pode emitir a sua opinião sobre o problema, caso seja necessário, auxiliando sua esposa a enxergar o que é real e o que é fruto de sua imaginação sempre fértil.

Em contato com a alma do homem, calma e ponderada, a mulher encontra seu equilíbrio e poderá recolher os elementos que servirão de contrapeso para os impulsos bastante ardentes de uma imaginação.

Sendo assim, o marido deve aprender a enriquecer, com seu equilíbrio, a alma da esposa, lhe manifestando uma ternura que deverá ser mais carinhosa, compreensiva e receptiva. Nela a mulher terá o complemento de que tem necessidade para aperfeiçoar-se, tornando-se sadia e equilibrada.



[1] Baseado no livro “Obras do Padres Charbonneau – O noivado”,  CHARBONNEAU, Paul-Eugène, CSC, Vol. I, Editora Herder, Edição da CODIL, São Paulo, 1965
[2] Idem pgs. 28-29
[3] Idem pg. 40
[4] Idem pg. 47

Nenhum comentário:

Postar um comentário