segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SER DO HOMEM - PARTE 2

A função primordial para o qual o homem foi criado e para o qual Deus o dotou de todas as capacidades para cumprir foi a de provedor, o responsável pelo cuidado e sustento daqueles que lhe são confiados. Toda a estrutura da psicologia masculina é voltada a esse papel de chefe e provedor.
“Deus criou o homem para ser chefe. Não para estar por cima, para ser dominador, mas para ser chefe. Aquele que assume, aquele que carrega. Eu não sei o que é mais importante: se é a máquina que puxa ou os vagões que vêm atrás.
Certamente, é mais confortável ser vagão que vem atrás. Mas é preciso uma máquina que puxe. Deus constituiu o homem para ser a máquina. Essa é a sua missão. Essa é a vocação do homem. Seu primeiro chamado é ser homem de Deus: quem o criou foi Deus, quem o chamou foi Deus, quem lhe deu a missão foi Deus. Nessa humanidade que caminha para Deus, o homem foi colocado como locomotiva. Ele foi feito para puxar toda essa humanidade rumo ao céu. O homem foi feito para arrastar. Ele é que deveria arrastar a sua esposa e não ser arrastado por ela.”[1]

Para exercer corretamente esta sublime missão de ser a “locomotiva” da humanidade, é necessário que o homem tenha Cristo como cabeça, como seu chefe. Aquele que não tem Jesus como seu exemplo, como seu líder, acabará por deturpar sua autoridade, seja com o autoritarismo ou com o comodismo.

"Quero, no entanto, que saibais o seguinte: a cabeça de todo homem é Cristo; a cabeça da mulher é o homem; a cabeça do Cristo é Deus."

Da mesma forma que Cristo exerce sua autoridade e é submisso à vontade do Pai, o homem também deve agir sendo submisso à Cristo e aos seus ensinamentos. E Cristo exerceu sua autoridade servindo, dando sua vida pela salvação do mundo.3

"Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos."

Logo é urgente que o homem reassuma este papel de chefe, deixando o infantilismo que busca sempre o seu próprio prazer, o seu descanso, o que é bom e nem sempre é um bem. Deve ser responsável por sua família, por sua comunidade, agindo sempre com zelo e dedicação. E não exigindo regalias ou fugindo de suas obrigações de esposo e pai.
A mulher precisa auxiliar o homem nesta missão de ser a cabeça, não querendo assumir um papel que não lhe cabe e mostrando ao homem que o verdadeiro caminho para a felicidade e realização pessoal é Jesus, a Cabeça de toda a Igreja. Se o esposo ainda não descobriu este caminho, a mulher deve se dedicar à oração e sacrifício para que ele se converta, pois só assim conseguirá realmente se entregar ao seu marido, confiando a ele a sua vida e a direção de sua família.




[1] Pe. Jonas Abib http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=3056&id=
[2] 1Cor 11,3
[3] Pe. Jonas Abib http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3735
[4] Mt 20,28

Nenhum comentário:

Postar um comentário