sábado, 6 de setembro de 2014

CRIADOS PARA AMAR - TEOLOGIA DO CORPO

Comecei a me aprofundar sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II há pouco mais de um ano e quanto mais eu estudo, mais me impressiono com as minhas descobertas sobre a beleza da Criação e o significado belíssimo de nosso corpo e de nossa sexualidade. 

A partir de hoje começarei a compartilhar um pouco mais sobre esta riqueza, inspirada por uma palestra que assisti online de Christopher West, um divulgador mundial da Teologia do Corpo, proferida em 28.11.03, na Universidade Católica Portuguesa. Recomendo o livro dele, "Teologia do Corpo para Principiantes", da editora Myriam.

Então vamos lá: a Teologia do Corpo é uma série de 129 catequeses dadas pelo Papa João Paulo II no período de 1979 a 1984, sendo um novo contexto para compreender a encíclica Humanae Vitae. "Os ensinamentos contidos na Humanae Vitae são uma luta pelo valor e significado da própria humanidade", sendo este documento uma reflexão sobre o significado da vida humana.  

A união conjugal e a relação sexual estão estritamente ligadas com a existência e a realidade da vida humana, pois se retirarmos uma só relação sexual da nossa árvore genealógica, nós e todos aqueles que descenderem daquele ponto não existiríamos.

Desta forma, as questões de moral sexual tocam na autêntica realidade e significado da existência humana. É por isso que João Paulo II diz em seu livro "Amor e Responsabilidade" que a confusão a respeito da moral sexual envolve o perigo de confundir os principais caminhos da existência humana.

João Paulo II sabia que se quisermos sair desta cultura de morte e construir uma cultura da vida não há nenhum ponto de partida mais verdadeiro do que a restauração do plano de Deus sobre a união do homem e da mulher numa só carne. Ela é a fonte da riqueza da cultura. "É o mais profundo fundamento da ética humana", diz o Papa. É por isso que disse em sua encíclica Evangelho da Vida: "É uma ilusão pensar que se pode construir uma verdadeira cultura da vida humana se não aceitarmos e viermos a sexualidade, o amor e a existência inteira de acordo com seu verdadeiro significado e sua íntima correlação." (Evangeli Vitae No. 97).

As questões da sexualidade estão intimamente relacionadas com as perguntas fundamentais que fazemos a cerca do significado de nossa existência. Por que eu existo? Como devo viver minha vida de forma a obter verdadeira felicidade? O que significa ser humano? Qual é o meu destino final e como o alcanço? Por que há mal no mundo e como eu o evito?

Como aprendemos na Teologia do Corpo estas questões estão intimamente ligadas com a forma de como vemos e vivemos a nossa sexualidade. E, no entanto, em nossa cultura, a palavra "sexo" tem que ser recuperada em nosso pensamento, pois tem sido tão corrompida e tão abusada. O sexo não é um verbo, mas um substantivo. É quem nós somos. Homens ou mulheres. Por isso quando fazemos a pergunta sobre o significado do sexo, estamos fazendo a pergunta sobre o significado da nossa criação como homens e mulheres. É isso que a Teologia do Corpo procura abordar: por que Deus nos fez homem e mulher e por que Ele chamou os dois para se tornar uma só carne?




Nenhum comentário:

Postar um comentário